João Alberto diz que situação da BR-230 pode comprometer escoamento das safras



O senador João Alberto (PMDB-MA) alertou para o fato de que o escoamento para o Porto de Itaqui (MA) das safras de soja e outros produtos agrícolas dos estados do Maranhão e Tocantins pode ficar inviabilizado, caso não sejam tomadas medidas urgentes para recuperar a BR-230 que se encontra em péssimas condições.

- A situação da BR-230 é um caso típico de tragédia anunciada. Há muito tempo que a rodovia está entregue à própria sorte: ninguém se preocupa com sua conservação e as eventuais máquinas deslocadas para reparos quebram por falta de manutenção. Os reparos, por sua vez, por serem precários, não duram além de uma próxima chuva - disse o senador.

Segundo João Alberto, toda a região dos municípios de Riachão, Balsas, Manfabeirs, Fortaleza de Nogueiras, Tasso Fragoso e alto Parnaíba está prestes a sofrer racionamento de combustível, adubo, material de construção e calcário para a agricultura porque caminhões carregados com esses produtos estão enfileirados sem poder transitar pela BR-230.

João Alberto disse que, se não houver uma ação imediata no sentido de recuperar a rodovia, até mesmo as safras agrícolas do Maranhão e do Tocantins correm o risco de se perder em depósitos improvisados nas fazendas e armazéns locais.

O senador protestou contra um processo contínuo de deterioração da infra-estrutura pública de transporte, que pode anular os esforços de milhares de produtores agrícolas para desenvolver o país e trazer progresso para suas propriedades rurais.



11/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha reivindica recuperação da BR-153, usada para escoamento das safras

João Alberto pede atenção para situação da juventude brasileira

João Alberto diz que governo pode reduzir enchentes com prevenção

João Alberto: Congresso pode derrubar veto ao mínimo de R$ 240,00

João Alberto: Congresso pode derrubar veto ao mínimo de R$ 240,00

João Alberto pode sair de comissão de investigação do caso Jader