João Alberto é eleito presidente do Conselho de Ética



O senador João Alberto (PMDB-MA) foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (12), para presidir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Foi escolhida uma nova mesa do Conselho em decorrência da saída do senador Juvêncio da Fonseca (MS) do PMDB, partido que tem maioria no colegiado. Juvêncio, que era o presidente do Conselho de Ética, passou para o PDT. A praxe é que o partido com o maior número de integrantes tenha direito à presidência do Conselho de Ética. O conselho vinha sendo presidido pelo vice-presidente Demostenes Torres (PFL-GO).

Por solicitação de João Alberto, relator de pedido de cassação do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), foi marcada uma reunião para a próxima terça-feira (18), depois da ordem do dia, para que seja traçado um cronograma de depoimentos para ouvir os envolvidos. O pedido de cassação se deu por iniciativa do PDT, que acusa o senador de ter feito um acordo, não cumprido, com seu suplente, de abrir mão do cargo na metade do seu mandato para que ele assumisse.

A eleição de João Alberto foi marcada pelo discurso dos senadores Demostenes Torres (PFL-GO), Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), Magno Malta (PL-ES), Romeu Tuma (PFL-SP) e Ney Suassuna (PMDB-PB) que ressaltaram o desafio de exercer esse cargo diante das expectativas que a sociedade tem em relação ao papel do Senado e do Congresso. Os senadores lembraram também os fatos enfrentados pelo senador Juvêncio da Fonseca e sua lisura ao enfrentar os desafios.



12/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto Souza é eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

João Alberto presidirá o Conselho de Ética

Conselho de Ética será presidido por João Alberto

Sibá é eleito presidente do Conselho de Ética

Paulo Duque é eleito presidente do Conselho de Ética

TEBET É ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO