João Alberto elogia criação da Corregedoria Geral da União



Para o senador João Alberto Souza (PMDB-MA), a iniciativa do governo federal de criar a Corregedoria Geral da União deve ser vista com esperança pelos brasileiros que defendem ações efetivas contra a corrupção. Em discurso em plenário, o senador disse acreditar que, pela carreira que tem, a corregedora-geral, procuradora Anadyr de Mendonça Rodrigues, terá êxito em suas funções.

- A nação espera e precisa ter confiança em suas instituições, que necessitam ser eficazes na tarefa de gerenciar e proteger o interesse público. Faço votos para que o país esteja tomando consciência de que é necessário criar uma sistemática capaz de rastrear desde o nascer a corrupção que corrói a justiça e a democracia - afirmou.

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Financeiro, João Alberto se disse frustrado, porque depois da investigação e da constatação de atos fraudulentos, pouco foi feito para condenar culpados ou para recuperar os recursos públicos roubados. Com a Corregedoria, porém, o senador acredita que um trabalho cotidiano, que detecte a corrupção no seu começo, poderá ser mais eficiente.

- A sociedade está cobrando transparência e eficácia no combate à corrupção. A longa lista de denúncias existente revela a gravidade do problema e a necessidade de ações concretas para esclarecê-las - declarou o senador.

09/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney nega intenção de indicar João Alberto para a Corregedoria do Senado

Corregedoria-Geral da União tem novo titular

ACM encaminha documentos à Corregedoria Geral da União

João Alberto Souza elogia voluntariado brasileiro

João Alberto elogia fóruns e destaca mensagem do presidente Lula

João Alberto propõe criação da Universidade Federal de Bacabal