ACM encaminha documentos à Corregedoria Geral da União
No caso do Banpará, Antonio Carlos pediu medidas para apurar os fatos e punir os responsáveis, inclusive os dirigentes do Banco Central, que estariam impedindo "o exame da responsabilidade criminal" pelo desvio de recursos na instituição paraense.
O senador disse também que o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, pode ter praticado crime contra a administração pública e ação lesiva ao erário. Segundo Antonio Carlos, o ministro teria desrespeitado a ordem de pagamento de precatórios, expressamente exigida pela Constituição Federal. O senador encaminhou à corregedora documentos que teriam sido firmados pelo ministro.
Corregedoria
Antonio Carlos classificou de salutar a criação, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, da Corregedoria Geral da União, ainda que não a considere a "solução perfeita" para o combate à corrupção. Ele prometeu apoiar o trabalho da corregedora, tida como uma pessoa honesta, enérgica e respeitada. O senador, lembrou, porém, que Anadyr não tem a garantia da estabilidade e é subordinada hierarquicamente ao presidente da República.
- O governo erra sempre que prefere negar as denúncias ou, quando pressionado, apenas divulga que "apurou" - disse, defendendo a apuração das denúncias, a punição dos responsáveis e a devolução do dinheiro aos cofres públicos.
Antonio Carlos criticou a Mesa do Senado pela demora em encaminhar seus requerimentos de informações a diversos órgãos do governo. O senador Carlos Wilson (PPS-PE), que presidia a sessão, informou ao senador que seus requerimentos haviam sido encaminhados na segunda-feira (dia 2).
03/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Corregedoria-Geral da União tem novo titular
João Alberto elogia criação da Corregedoria Geral da União
Suassuna recebe documentos da Corregedoria
Advogado de Renan entrega documentos à Corregedoria
Cafeteira recebe documentos que Renan entregou à Corregedoria
Heráclito pede que Tuma envie documentos à Corregedoria da Justiça Eleitoral