Gilvam Borges lembra aniversário de Sarney e destaca suas realizações



Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) saudou o presidente do Senado, José Sarney, pela passagem de seu aniversário de 79 anos, a ser comemorado na sexta-feira (24).

Em seu discurso, Gilvam Borges destacou realizações do período em que Sarney ocupou a Presidência da República (1985-1990), bem como a sua atuação em prol da redemocratização do país, a partir da convocação da Assembleia Nacional Constituinte que resultou na elaboração da Constituição de 1988.

Dentre as realizações do governo Sarney, Gilvam Borges citou a criação de instituições públicas para a proteção da cultura e do meio ambiente, a exemplo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério da Cultura; a criação da primeira delegacia da mulher; do seguro-desemprego e do vale-refeição; a extinção da contribuição previdenciária dos inativos; e a proibição de que o único imóvel residencial da família pudesse ser penhorado.

Destacou ainda a criação do programa do leite e a implementação de projetos em favor dos direitos da pessoa humana; a adoção de medidas em defesa do patrimônio público; o direito à ação civil pública; a legislação contra o preconceito racial e os crimes do "colarinho branco"; o direito de greve; e um conjunto de premissas para a criação e consolidação do Mercosul.

Gilvam Borges disse ainda que Sarney acompanha pessoalmente as questões relativas ao Amapá, ex-território federal alçado à condição de estado a partir da promulgação da Constituição de 1988.

- Não sou apenas seu correligionário, mas amigo; não sou apenas um amigo, mas um guardião - afirmou o senador, ressaltando a formação de Sarney e sua experiência na política nacional e sua importância para o estado do Amapá, principalmente "no início da vida constitucional do estado".

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) saudou o discurso de Gilvam Borges e disse que Sarney teve grande importância para o início da vida partidária no Amapá.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também enviou saudações a José Sarney, desejando que o presidente do Senado "possa cumprir sua missão com competência e coragem". Ele assinalou a importância da tarefa que cabe a Sarney neste momento, de modificar a imagem do Congresso Nacional perante a sociedade. Alvaro Dias disse ainda que Sarney desempenhou um papel fundamental, quando na Presidência da República, em favor da instalação de uma refinaria da Petrobras para a produção de xisto no Paraná. Segundo o senador, naquele momento a direção da empresa alegava a inviabilidade econômica do empreendimento.

Por sua vez, o senador César Borges (PR-BA) disse que Sarney prestou um grande serviço à política e à administração brasileiras, destacando o período da redemocratização, que, segundo ele, foi a maior obra política do atual presidente do Senado.



23/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges homenageia Sarney por aniversário

Gilvam Borges homenageia Sarney pelo aniversário

GILVAM BORGES HOMENAGEIA SARNEY PELO SEU ANIVERSÁRIO

GILVAM BORGES DESTACA OS 70 ANOS DE JOSÉ SARNEY

João Alberto lembra aniversário de Sarney e destaca sua carreira política

Gilvam destaca realizações do governo de Fernando Henrique Cardoso