João Alberto pede esforços em favor de crianças carentes do mundo



O senador João Alberto (PMDB-MA) disse que a desaceleração do processo de desenvolvimento econômico e social, conseqüência dos ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos, trará efeitos desastrosos para as crianças dos países emergentes. Ele defendeu uma coalização global em favor das crianças carentes do mundo.

João Alberto citou declaração do presidente do Banco Mundial, para quem a conseqüência direta dos ataques terroristas de 11 de setembro será a morte de 20 mil a 40 mil crianças com menos de 5 anos de idade no mundo, ressaltando a relação estreita entre diminuição da atividade econômica, mortalidade infantil e pobreza.

O senador lamentou o cancelamento, pela Organização das Nações Unidas, da Sessão Especial sobre a Criança, cujo objetivo era analisar os resultados obtidos por 71 países que assinaram, em 1990, a Declaração Mundial para a Sobrevivência, a Proteção e o Desenvolvimento da Criança. A declaração, informou, estabelecia planos de metas a serem executados pelos países até setembro de 2001.

João Alberto ressaltou que, segundo dados do Ministério da Saúde, 108 mil crianças morrem no país, anualmente, antes de completar o primeiro ano de vida. Ele informou que das 23 metas assumidas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil conseguiu executar somente quatro.

O senador chamou a atenção dos parlamentares para notícias veiculadas pela imprensa de que os recursos do Programa Bolsa-Escola, "um dos mais promissores concebidos no Brasil para a distribuição de renda", começaram a ser desviados por administradores públicos "desprovidos de ética e de sensibilidade". O poder público, acrescentou, precisa apurar tais denúncias e aplicar as penalidades previstas pela legislação.

23/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ALBERTO PEDE REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS

JÚNIA MARISE COBRA AÇÃO EM FAVOR DE CRIANÇAS CARENTES

João Alberto Souza alerta para a crescente escassez de água no mundo

João Alberto Souza analisa violência contra crianças e adolescentes

João Alberto pede recuperação de trecho da BR 316

João Alberto pede estímulo à poupança