João Alberto prega diálogo entre Israel e Palestina



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) defendeu o diálogo como instrumento para a construção da paz entre judeus e palestinos.

- A avaliação global da realidade do Oriente Médio solidifica a convicção de que nem a força bruta, nem a morte serão caminho para a reversão dos acontecimentos e para o abandono da opção pela tragédia. O caminho é o diálogo, a cooperação, a disponibilidade para o reconhecimento do espaço de cada povo - afirmou.

Após os atentados de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, o senador disse que se difundiu a idéia maniqueísta de um universo polarizado entre o Bem e o Mal, a seu ver uma visão retrógrada que serve de base para ações prepotentes em defesa de políticas, éticas, justiças e morais apoiadas por interesses hegemônicos.

- A genuína paz não é fruto da ação de exércitos que aplicam tecnologia de ponta, nem de homens-bomba que se despedaçam. A genuína paz não se alicerça sobre escombros, muito menos sobre cadáveres. Funda-se, sem dúvida alguma, em verdades compartilhadas, em cessões recíprocas, em compromissos resultantes do diálogo, na compreensão da justiça real, que reconhece e respeita as verdades reais de cada povo. Homens-bomba e retaliações nada mais produzem do que a fragilização das possibilidades de retomada do diálogo - concluiu.



21/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Freire lamenta conflito entre e Israel e Palestina

Suplicy relata participação em encontro de incentivo à paz entre Israel e Palestina

JOÃO ALBERTO PREGA AJUSTE FISCAL SEVERO

Troféu da Copa chega a Israel e Palestina

Parlamentares entregam manifesto pela paz aos embaixadores de Israel e da Palestina

JOÃO ALBERTO ALERTA PARA CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS