Suplicy relata participação em encontro de incentivo à paz entre Israel e Palestina




Matéria retificada às 20h

Em pronunciamento nesta quinta-feira (31), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou sua participação no encontro realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com representantes da América Latina e Caribe em apoio aos esforços de paz entre Israel e a Palestina. O evento foi realizado em Montevidéu, na terça-feira (29).

Em palestra no encontro, Suplicy ressaltou que com os brasileiros e latinoamericanos convivem pessoas de todas as origens, inclusive descendentes de judeus, árabes e palestinos, atuando de forma profissional nos mais diversos âmbitos da atividade humana. No Brasil, árabes e judeus colaboram e têm mostrado como isso é perfeitamente possível de se realizar no Oriente Médio e Terra Santa.

Suplicy propôs ainda que Jerusalém possa ser capital tanto do estado de Israel como da Palestina, onde possa haver a livre movimentação de pessoas.

Homenagem

Por se encontrar no Uruguai, Suplicy explicou que não pôde estar presente à sessão de homenagem ao ex-senador Mário Covas, nos dez anos de sua morte, realizada no mesmo dia do falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar.

Suplicy disse que Covas foi uma figura extraordinária que se destacou desde jovem na luta pela democracia e a liberdade, tornando-se uma das principais lideranças com a redemocratização do país. Ele destacou ainda o desempenho extraordinário de Covas na luta política e sua atuação decisiva em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), a exemplo da que apurou fraudes na elaboração do Orçamento, no início dos anos 90. Suplicy ressaltou que Covas era um exemplo de seriedade no que diz respeito à coisa pública.

Em relação a José Alencar, Suplicy leu depoimento do médico Raul Cutait publicado nesta quinta-feira no jornal Folha de S. Paulo, em tributo ao ex-vice-presidente da República.

No artigo, Cutait afirma que o comportamento de José Alencar em relação ao câncer influenciou milhões de pessoas que viam nele um porta-bandeira de fé, esperança e determinação, que também impressionou toda a equipe médica que o teve como paciente.



31/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy relata viagem ao Oriente Médio, onde visitou Israel e a Palestina

Freire lamenta conflito entre e Israel e Palestina

João Alberto prega diálogo entre Israel e Palestina

Eduardo Suplicy relata participação no Parlatino

Troféu da Copa chega a Israel e Palestina

Suplicy relata participação na posse de presidente de El Salvador