Troféu da Copa chega a Israel e Palestina



O troféu da Copa do Mundo da Fifa vem aos poucos cumprindo o seu itinerário internacional em 90 países. Ele acaba de concluir a passagem pelo Caribe e já desembarcou no Oriente Médio pela primeira vez.

Transportando a alegria do futebol para a região, a Fifa e a Coca-Cola levam o Tour do Troféu da Copa do Mundo da Fifa à Israel e à Palestina por dois dias antes da visita à Jordânia. Acompanhando o troféu nesta viagem está o convidado especial Gabriel Calderón, que disputou pela Argentina a Copa do Mundo da Fifa e é hoje técnico. Ele ficará junto com o troféu durante todas as atividades planejadas para as duas visitas, nas quais jovens de escolas, universidades e clubes de futebol terão a oportunidade de conhecer a magia do mais poderoso símbolo do futebol mundial.

"Acho que é extremamente importante que cada criança tenha as mesmas oportunidades de praticar futebol", observou Calderón ao chegar a Israel para a primeira parada. "Foi jogando regularmente quando eu era jovem que me tornei o jogador que acabei sendo. Estou extremamente honrado por ter sido convidado para fazer parte da turnê, e especialmente por visitar esta região histórica, pois é uma causa em que realmente acredito, e estou feliz por fazer o meu papel."

Ao lado de Gabriel na passagem por Palestina e Jordânia está o príncipe Ali Bin Al-Hussein, vice-presidente da Fifa, que está muito feliz por receber o troféu na sua casa pela primeira vez.

A situação no Oriente Médio levou o 63º Congresso da Fifa a atribuir uma missão ao presidente Joseph S. Blatter. Após vários anos de conflito e instabilidade, está bastante difícil aperfeiçoar e desenvolver o futebol na região. Em conformidade com o estatuto da Fifa no que tange ao desenvolvimento, Blatter vem levando o assunto a sério para garantir que todos tenham igualdade de acesso e oportunidades de jogar futebol. O Tour do Troféu é mais um sinal do compromisso que a Fifa e os seus parceiros assumiram para fazer o esporte crescer na região do Oriente Médio.

Uma força-tarefa especial da Fifa, comandada pelo presidente Blatter, foi criada com o objetivo de ajudar a melhorar a situação do futebol na Palestina e em Israel, e mais especificamente para analisar diferentes questões bilaterais como a facilitação da entrada e saída de jogadores, árbitros e materiais esportivos da Palestina. O objetivo final é melhorar a situação do futebol na região, particularmente de modo que a Fifa possa implementar a sua missão de desenvolver e promover o esporte de acordo com o seu estatuto.

Como resultado, as federações de futebol de Israel e da Palestina implantarão um mecanismo sob o amparo da Fifa que facilitará a circulação de bens e pessoas. Esse mecanismo abrange as modalidades e os requisitos de notificação, bem como a nomeação de oficiais de intermediação dentro de cada federação. Dentro de quatro meses, uma reunião será realizada sob os auspícios da Fifa para avaliar o nível de cooperação, visando à assinatura de um memorando de entendimento no Congresso da Fifa 2014.

Para saber mais sobre as visitas, os astros e o troféu, visite a página oficial do Tour do Troféu no Facebook ou nos siga no twitter.

Fonte:
Fifa



11/11/2013 15:50


Artigos Relacionados


Freire lamenta conflito entre e Israel e Palestina

Parlamentares entregam manifesto pela paz aos embaixadores de Israel e da Palestina

João Alberto prega diálogo entre Israel e Palestina

Suplicy relata participação em encontro de incentivo à paz entre Israel e Palestina

Suplicy relata viagem ao Oriente Médio, onde visitou Israel e a Palestina

Partilha da região da Palestina é 'obra inacabada', afirma indicado para embaixador em Israel