João Faustino se despede do Senado Federal



Mesmo tendo exercido o mandato de senador pelo Rio Grande do Norte por apenas quatro meses, João Faustino (PSDB) despediu-se do Senado nesta quinta-feira (11) afirmando que este período foi "um dos mais nobres e elevados" de sua trajetória pública. Em apartes, diversos senadores aproveitaram para desejar boa sorte ao colega e elogiar suas contribuições à Casa.

- Foi para mim grande honra partilhar com as senhoras senadoras e os senhores senadores do debate dos grandes temas nacionais. Além de sentir-me honrado, considero o fato de ocupar a cadeira de senador da República o coroamento de uma carreira política, no melhor sentido da expressão - disse.

João Faustino disse que cumpriu seu dever como agente público e que respeitou o ideal democrático republicano da população brasileira. Para ele, governantes e legisladores devem se comportar com ética, honra e dignidade e ter o "compromisso de servir e não se servir da coisa pública".

- Tenho tentado, ao longo da minha carreira, seguir caminhos aplainados pela ética, pelo respeito aos adversários, pela harmonia nas relações políticas. Entendo que a ética constitui valor central das dinâmicas sociais, profissionais e políticas, valor que se torna cada vez mais presente nos fóruns democráticos - afirmou Faustino.

Ele aproveitou para elogiar o titular do mandato, o senador reeleito Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), em sua opinião um exemplo de político potiguar que se destacou em âmbito nacional.

- Presto a minha homenagem ao senador Garibaldi Alves Filho. Não é fácil assumir a cadeira do senador Garibaldi. Como senador que chegou à presidência desta Casa, Garibaldi é exemplo de político que se consagrou aqui entre os seus pares e no conjunto da opinião pública pela defesa intransigente dos mais elevados valores. Sua índole e a cordialidade que o caracterizam são sobejamente conhecidas de todos. De fato, Garibaldi nunca transigiu os valores mais sagrados da vida pública: a lealdade, o compromisso, o amor à verdade, o despojamento, a sinceridade e o respeito ao cidadão - comentou Faustino.

Em apartes, os senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Alvaro Dias (PSDB-PR), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), José Bezerra (DEM-RN), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP) se despediram de Faustino e agradeceram a contribuição do colega ao Poder Legislativo.

Roberto Cavalcanti ressaltou a competência, "habilidade e lucidez" de Faustino na defesa dos interesses do Rio Grande do Norte. Em nome da bancada tucana, Alvaro Dias disse que o colega exerceu seus poucos meses de mandato com "muita dedicação". Rosalba Ciarlini elogiou a competência de Faustino como senador e também, anteriormente, como Secretário de Educação do Rio Grande do Norte e deputado federal. José Bezerra declarou que Faustino foi um senador dedicado e sempre preocupado com a educação no Brasil.

Mozarildo disse que o colega exerceu seu curto mandato de maneira dedicada, competente e brilhante. Mesquita Júnior afirmou que Faustino é "um parlamentar de convicção e que não se verga às conveniências". Suplicy agradeceu a dedicação de Faustino para com seus pares e para com a Casa.

- Em minha breve passagem pelo Senado Federal, procurei, com humildade, expressar ideias e levantar temas que estão a merecer ações urgentes e prioritárias como a educação, a saúde, a segurança pública, entre outros. Defendi a necessidade urgente de atualização da Constituição Federal nos campos da tributação, da política e da previdência, entendendo que sem essa atualização dificilmente o Brasil se situará no contexto dos países modernos e eficientes - declarou Faustino, depois de agradecer o apoio de todos os senadores e dos servidores do Senado Federal.



11/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Faustino questiona pesquisa do Ibope para o Senado no Amazonas

João Batista Motta despede-se do Senado

BENEDITA SE DESPEDE DO SENADO FEDERAL

LUZIA TOLEDO DESPEDE-SE DO SENADO FEDERAL

JÔNICE TRISTÃO DESPEDE-SE DO SENADO FEDERAL

Morre, aos 71 anos, o ex-senador João Faustino