João Pedro anuncia que votará por liberdade total da internet nas eleições



O senador João Pedro (PT-AM) anunciou em Plenário que votará favoravelmente à emenda do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ao projeto de reforma eleitoral (PLC 141/09) que dá total liberdade à internet durante a campanha política. Para ele, a liberdade desse meio de comunicação "é fundamental" para a consolidação da Democracia e "erra quem pensa que poderá censurá-lo".

João Pedro opinou que a internet poderá ser um instrumento de aproximação entre a classe política e a sociedade. Lamentou o esvaziamento do Plenário do Senado nesta quinta-feira (10), dia marcado para que fosse concluída a votação das emendas ao projeto e alertou que o Congresso "tem agora menos de 20 dias" para mudar a legislação se quiser que as novas regras sejam válidas para as eleições do próximo ano.

O senador frisou que o Congresso não pode se omitir quando se trata de encontrar solução para lacunas na legislação, as quais têm permitido que o Judiciário "acabe decidindo eleições" em nome dos eleitores. Citou o caso de cassação de mandato de governadores e prefeitos e seus vices por corrupção ou fraude eleitoral. Como a lei não trata do assunto, a Justiça Eleitoral tem adotado critérios diferentes para superar o problema - em alguns casos, tem assumido o segundo colocado nas eleições e, em outros, há convocação de novas eleições.

- É espantoso o número de prefeitos que foram eleitos, mas quem assumiu, por determinação judicial, foi o segundo colocado. O Congresso precisa refletir sobre isso. É preciso resolver esses casos na legislação - ressaltou João Pedro.

Em aparte, o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) também protestou pela ausência dos senadores na sessão em que deveria ser concluída a votação das emendas ao projeto de mudanças na lei eleitoral.



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney sobre postagem no Twitter: 'A internet é a liberdade total'

João Pedro comemora resultado das eleições na Bolívia

João Pedro comemora resultado das eleições presidenciais no Uruguai

João Pedro reforça no TSE pedidos de tropas para eleições do Amazonas

PT é o segundo partido mais votado nas eleições municipais, afirma João Pedro

João Pedro anuncia realização do Festival de Parintins