João Pedro comemora resultado das eleições presidenciais no Uruguai



O senador João Pedro (PT-AM) comemorou a eleição, no domingo (29), do senador José Pepe Mujica candidato da Frente Ampla à Presidência do Uruguai. João Pedro lembrou que Mujica, que combateu a ditadura no país na década de 70, é membro de um grupo político que governa o Uruguai desde 2005, com resultados significativos na redução da pobreza.

João Pedro destacou, em discurso nesta segunda-feira (30), o compromisso de Mujica com a consolidação do Mercosul, um dos principais pontos de sua plataforma. O candidato derrotado, Luis Alberto Lacalle, do Partido Blanco, opunha-se abertamente à participação do Uruguai no bloco.

Nesse sentido, João Pedro voltou a chamar a atenção dos senadores para a importância do debate sobre o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para ele, também é tempo de romper as barreiras que impedem o Brasil de dialogar com outros países da América do Sul.

- Nós precisamos construir esse novo momento, abrir essa nova história do Brasil com a Venezuela e, em seguida - por que não? -, do Brasil com o Peru, do Brasil com a Colômbia, que são grandes países, com grandes economias, com populações significativas - disse.

Honduras

Se o debate pacífico entre diferentes pontos de vista nas eleições presidências do Uruguai deve ser comemorado, o mesmo não pode ser dito em relação ao pleito de Honduras, também realizado neste domingo, disse João Pedro. O senador disse que "havia mais militares que eleitores nas ruas", e que o resultado das eleições no país vem sendo questionado por toda a comunidade internacional.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral de Honduras, com 61,89% dos votos contados, Porfirio Lobo teve 55,9% dos votos, contra 38,6% de Elvin Santos, do Partido Liberal. O presidente deposto em junho, Manuel Zelaya, no entanto, diz que o índice de abstenção superou os 60%, e que, portanto, o processo foi "uma fraude".

- É lamentável que golpes possam ferir a democracia, e a democracia não de Honduras, mas da América Latina. Essa é uma experiência muito curta do ponto de vista histórico. Nós precisamos consolidar democracias na América Latina. Eu lamento profundamente que o povo de Honduras tenha que viver essa dramaticidade - disse.



30/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro comemora resultado das eleições na Bolívia

João Pedro comemora resultado da avaliação de escola em Parintins

João Pedro registra eleição em Coari e comemora resultado do PNAD

Bornhausen lê nota do PFL sobre resultado das eleições presidenciais

João Pedro defende a necessidade das viagens presidenciais

João Pedro reforça no TSE pedidos de tropas para eleições do Amazonas