João Pedro contesta reportagem sobre o Incra divulgada pelo 'Fantástico'



O senador João Pedro (PT-AM) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (21), o Instituto Nacional de Colonização e ReformaAgrária (Incra) de denúncias veiculadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, acusando a entidade de criar assentamentos em Santarém, sul do Pará, para privilegiar o roubo de madeira das florestas da região.

Lendo nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Pedro lembrou as cenas usadas pelo Fantástico como exemplo de derrubada ilegal de áreas florestais no assentamento Santa Clara, na verdade mostram desmatamento promovido pelo grileiro José Donizete Pires de Oliveira. Ele afirmou que o assentamento criado pelo Incra em vez de estimular o desmatamento o deteve, uma vez que a área foi retomada judicialmente do grileiro para somente depois ser destinada à implantação de um projeto de assentamento.

João Pedro ressaltou ainda que, além do cuidado ambiental com os novos assentamentos na região amazônica, o MDA vem retomando outras áreas griladas e assumindo a responsabilidade de incentivar a recuperação de grande extensões de terra, com uma ocupação sustentavelmente planejada e socialmente justa.

- Lamentavelmente, assistimos no domingo uma matéria que não ajuda a construir um Brasil com transparência, onde a imprensa possa falar a verdade. O trabalho do Incra em Santarém, ao invés de merecer essa crítica, que nos causa indignação, merece na realidade o respeito e o reconhecimento - disse João Pedro.

21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto pede voto de aplauso ao programa 'Fantástico' por reportagem sobre escolas

Inácio Arruda rebate acusações de reportagem do "Fantástico" a administração de município do Nordeste

Heráclito contesta dados apresentados por João Pedro

Expedito Júnior comenta reportagem que aponta Incra como um dos maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia

Rodrigo Rollemberg contesta reportagem com denúncias sobre UNB

João Pedro pede voto de aplauso para o Incra por seus 37 anos