Expedito Júnior comenta reportagem que aponta Incra como um dos maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia
O senador Expedito Júnior (PR-RO) comentou, da tribuna, a reportagem "Incra tem culpa maior em desmatamentos", publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal O Globo. O senador disse que há meses vem alertando que os assentamentos sob a tutela do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) são responsáveis pelos altos índices de desmatamento na Amazônia e no estado de Rondônia.
Na opinião de Expedito Júnior, o setor madeireiro de Rondônia vem ajudando historicamente no desenvolvimento do estado. Para ele, é injusto que se culpe o setor por todo o desmatamento na região. O senador disse ainda existirem madeireiras ilegais em seu estado, mas sustentou que "a maioria dos madeireiros de Rondônia trabalham dentro da legalidade", inclusive com projetos de manejo e desenvolvimento sustentável.
Expedito Júnior também fez um apelo ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) libere a exploração de calcário no município de Pimenta Bueno (RO), o que ajudaria no desenvolvimento de planos de recuperação de áreas degradadas na região.
O senador também registrou que se reunirá ainda nesta terça-feira (24) com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 87/03, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), que transfere para a União os servidoresdo ex-território deRondônia.
24/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CABRAL: AGROPECUÁRIA E MADEIREIRAS SÃO RESPONSÁVEIS POR DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA
Expedito Júnior critica ação do governo no combate ao desmatamento
Expedito Júnior critica atuação do Incra em Rondônia
Governador eleito do MS afirma que Lei Kandir é uma das maiores responsáveis pelo endividamento dos estados
Expedito Júnior comenta risco de chacina em reserva e embargo à carne de Rondônia
Política para integrar lavoura e pecuária e reduzir o desmatamento é proposta por Expedito Júnior