João Pedro defende "ação de desarmamento" do governo em Roraima



O senador João Pedro (PT-AM) elogiou nesta quarta-feira (8) a visita que o ministro da Justiça, Tarso Genro, fez nesta terça-feira (7) à Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O ministro, disse o senador, foi em missão de "desarmamento", já que no dia anterior dez índios haviam sido baleados dentro da Fazenda Depósito, tocada pelo produtor de arroz e prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero.

João Pedro defendeu o governo em resposta à intervenção do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) quando o parlamentar amazonense discursava sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Manaus, na terça. Mozarildo acusou Tarso Genro de fortalecer os índios no momento em que a expulsão dos arrozeiros da reserva está pendente de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

- O presidente não vai ao meu estado, mas manda o ministro. Tarso foi lá para confraternizar com pessoas que estavam invadindo uma fazenda, desobedecendo decisão do Supremo - reclamou Mozarildo.

- O Tarso foi lá para um desarmamento. Não poderia ter atitude diferente. E os índios estavam na terra deles quando foram feridos por homens encapuzados. Não podemos concordar com essa agressão ao estado de direito, não podemos compactuar com a violência - contrapôs João Pedro.

Para ele, o prefeito tem que dar exemplo. Não poderia, portanto, abrigar encapuzados na fazenda. Ele lembrou que os índios têm a seu favor a reserva demarcada e a presença na região muito anterior à chegada dos produtores.

A argumentação do senador pelo Amazonas não agradou Mozarildo, que criticou seu colega por usar "um jargão de esquerda ultrapassado", além de acusar Lula de tratar Roraima "como se não pertencesse nem à Amazônia e nem ao Brasil".

No entender de João Pedro, não há nenhuma indisposição de Lula em relação a Roraima, mas simplesmente um problema de agenda. De acordo com o senador pelo PT, além de ter o estado "em seu coração", Lula olha de forma especial a região. A prova é que durante sua visita a Manaus, o presidente assinou uma série de convênios com a prefeitura do município e o governo do Amazonas com vistas à realização de importantes obras de infra-estrutura.

Um dos projetos visitados por Lula tem como objetivo sanear os igarapés tomados por famílias sem moradia. Na localidade de Cachoeirinha, 30 mil novas casas serão construídas para moradores de palafitas.

- Me deu imensa alegria ver o presidente voltar a Manaus para implantar políticas públicas na direção de problemas candentes como o da falta d'água para essas populações - disse João Pedro.

Em aparte, o senador Gérson Camata (PMDB-ES) elogiou a cidade de Manaus por ter um grande número de índios urbanizados.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende ação conjunta de países amazônicos para conservação dos rios

João Pedro defende decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político a Cesare Battisti

Para João Pedro, índios de Roraima são vítimas de "empresários inescrupulosos"

João Pedro destaca ação da UNE em defesa da democracia

João Pedro defende lançamento do PAC 2

João Pedro defende recuperação da BR-319