João Pedro defende decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político a Cesare Battisti



Em discurso nesta segunda-feira (16), o senador João Pedro (PT-AM) defendeu a posição do governo brasileiro no caso da concessão de refúgio político ao cidadão italiano Cesare Battisti. O senador afirmou que a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder o refúgio, foi "tomada à luz de regras e entendimentos internacionais". Ele acrescentou que o ministro tomou a decisão após formar "uma opinião criteriosa, cuidadosa, zelosa, restrita ao cumprimento das normas internacionais" e também de acordo com "o arcabouço jurídico" brasileiro.

João Pedro salientou que, quando o ministro da Justiça toma uma decisão, esta passa a ser uma decisão do Estado brasileiro.

- A decisão do ministro deve ser resguardada e defendida por nós brasileiros, por conta da postura acintosa, mal-educada da Itália, da forma como o fez, quando inquiriu o embaixador brasileiro na Itália e quando chama à Itália seu embaixador - disse.

João Pedro também relatou visita que fez na última quinta-feira (12), juntamente com o senador José Nery (PSOL-PA) e os deputados José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), a Cesare Battisti na Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde se encontra detido. De acordo com João Pedro, ao ser questionado sobre os assassinatos pelos quais foi condenado na Itália, Battisti "negou, peremptoriamente, sua participação nesses episódios".

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) informou que o filho de um açougueiro supostamente assassinado por Battisti enviou carta ao governo brasileiro dizendo que foi baleado na ocasião, ficando paralítico. De acordo com Alvaro Dias, na carta, o filho do açougueiro assassinado afirma que seu pai "morreu ensanguentado, sob o olhar implacável do seu assassino". E acusa duramente Battisti.



16/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro vê atitude legal do Brasil ao conceder refúgio político a Battisti

João Pedro defende 'status' de refugiado político de Cesare Battisti

Cristovam admira coragem de Tarso Genro ao conceder refúgio a Cesare Battisti

Suplicy e Demóstenes debatem sobre refúgio político concedido a Cesare Battisti

Suplicy lê parecer a favor do refúgio concedido ao italiano Cesare Battisti

CRE vai ouvir Tarso Genro sobre refúgio concedido a Cesare Battisti