João Pedro defende postura de Lula na administração da crise
O senador João Pedro (PT-AM) louvou, nesta quarta-feira (10), a condução da política macroeconômica desde o início da crise econômica, em meados de 2008. Na opinião do parlamentar, a retração de apenas 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano é uma prova de que o governo agiu da forma mais adequada para amenizar os efeitos do baque na economia mundial.
João Pedro observou que o resultado do PIB surpreendeu a maioria dos especialistas, pois eles apostavam em um percentual de queda da produção mais expressivo. Os analistas já mostravam preocupação no final de 2008, quando os resultados do último trimestre indicavam uma piora do desempenho com inevitáveis efeitos sobre os empregos.
- Foi um período dramático. As grandes economias, como a da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Alemanha e do Japão, sentiam a crise de forma contundente - lembrou o senador amazonense.
Àquela altura, o parlamentar ouviu críticas de muitos setores, inclusive no Senado, à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentava a crise. Mas, recordou João Pedro, o chefe do Executivo preferiu manter o otimismo, a serenidade e a coragem que se mostraram cruciais na superação dos graves desafios econômicos.
- Fomos passando, atravessando, enfrentando. O presidente Lula se agigantou no debate internacional quando da realização, em abril, do G-20. Ali foi um momento muito importante para as posições do Brasil e do presidente, para a articulação da economia em nível internacional - avaliou o parlamentar do PT.
João Pedro assinalou também que o Brasil tem se destacado no cenário da crise por apresentar um quadro bem mais favorável do que o de outros países. O Chile teve uma retração econômica de 2,1% no primeiro trimestre de 2009, enquanto o PIB do Japão caiu 9,1%, o da Alemanha, 6,9% e o da Rússia, 9,5%.
- Foi melhor desempenho dentro do contexto da crise. E sinto o Brasil, não só o presidente Lula, e vários setores da nossa economia, com muito entusiasmo, com muito otimismo para enfrentar a crise - frisou João Pedro.
10/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro destaca postura de Itamar na Assembleia Constituinte
João Pedro pede postura mais respeitosa dos EUA com a América Latina
Raul Pont defende que Lula tenha uma postura mais crítica
João Pedro festeja aprovação do governo Lula
João Pedro destaca visita de Lula a Amazônia
João Pedro comunica visita de Lula à Amazônia