João Pedro pede postura mais respeitosa dos EUA com a América Latina




Ao assinalar que o Brasil conquistou status de liderança econômica regional na América Latina por respeitar a soberania dos demais países, o senador João Pedro (PT-AM) disse nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve incluir, em sua agenda brasileira neste sábado (19), temas de interesse do Brasil.

- A vinda de um presidente norte-americano ao Brasil guarda expectativas e tem grande simbolismo na relação social, política e econômica dos Estados Unidos com a América Latina - disse o senador.

João Pedro foi enfático em sua defesa do novo status brasileiro no cenário internacional, em que o país hoje, conforme afirmou, é visto como líder pelo respeito à soberania dos povos e aos direitos humanos. O senador ressaltou a importância de o presidente norte-americano mudar de postura em relação aos países da América Latina, assumindo "postura mais humana e respeitosa".

O parlamentar recordou a escolha de um presidente do Partido Democrata americano, advogado, senador da República e negro foi saudada em todo o mundo, após um período de oito anos em que os Estados Unidos foram governados pelo Partido Republicano, com o governo militarizado de George W. Bush.

João Pedro também lembrou a candidatura diferenciada de Obama, que não aceitou contribuições de empresas para sua campanha, especialmente voltada para a população latino-americana.

Ele lamentou, no entanto, que após dois anos de governo de Barack Obama "promessas e bandeiras tenham sido esquecidas por conta da hegemonia militar e da política externa americana de tentar controlar o mundo com sua presença militar".

Por fim, o senador pediu o fim da guerra do Afeganistão e do Iraque e o fim do bloqueio a Cuba, política que remonta à Guerra Fria e que prejudica o povo cubano.



17/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende postura de Lula na administração da crise

João Pedro destaca postura de Itamar na Assembleia Constituinte

Pedro Simon defende integração da América Latina

Mercadante pede voto de aplauso à OEA pela postura diante do conflito na América do Sul

Unicamp tem 2º supercomputador mais rápido da América Latina

Brasileiros são os que mais usam emagrecedores na América Latina, diz pesquisa