João Pedro deixa o Senado depois de três anos



Em pronunciamento nesta terça-feira (30), o senador João Pedro (PT-AM) fez um balanço de sua atuação no Senado Federal, onde chegou em abril de 2007 como suplente de Alfredo Nascimento - que se licenciou para assumir o cargo de ministro dos Transportes e reassumirá sua cadeira nos próximos dias. Alfredo Nascimento, que vai concorrer ao governo do Amazonas nas eleições de outubro, deixa o ministério por exigência da legislação eleitoral.

Em seu discurso de despedida, João Pedro destacou sua passagem como membro titular da Subcomissão Permanente de Águas; da Subcomissão de Risco Ambiental em Municípios Relacionados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras; da CPI do Apagão Aéreo; do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; e da Comissão de Relações Exteriores (CRE).

João Pedro destacou ainda duas viagens, como integrante da CRE, a países latinoamericanos e ao continente africano. Ele defendeu o estreitamento dos laços históricos do Brasil com a África, que, conforme afirmou, encontra-se em uma situação miserável "por responsabilidade da Europa".

O senador disse ainda que aprendeu muito em suas atividades no Senado, lembrando as crises passadas nesse período pela instituição que, em sua avaliação, continua sendo um "pilar estratégico" para a democracia brasileira.

João Pedro também agradeceu ao povo do Amazonas e disse que gostaria de "ter feito mais" pelos habitantes da região, pelos indígenas e pela população ribeirinha, "que vive sem atenção e sem a solidariedade do Estado brasileiro".

A atuação de João Pedro foi saudada pelos senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Valdir Raupp (PMDB-RO), Paulo Paim (PT-RS), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), César Borges (PR-BA), Eduardo Suplicy (PT-SP), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Augusto Botelho (PT-RR), Cristovam Buarque (PDT-DF), Ideli Salvatti (PT-SC), Marconi Perillo (PSDB-GO), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Tião Viana (PT-AC), Wellington Salgado (PMDB-MG), Sadi Cassol (PT-TO), Jefferson Praia (PDT-AM) e Mão Santa (PSC-PI).

Os senadores foram unânimes em desejar o retorno de João Pedro ao Senado, seja em decorrência da eleição de Nascimento para o governo do Amazonas ou pela livre escolha das urnas.



30/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro critica possibilidade de vendas de terras na Amazônia apenas três anos após sua titulação

Depois de quatro anos, Cesare Battisti deixa o Presídio da Papuda

DEPOIS DE QUATRO MESES, PAULO GUERRA DEIXA O SENADO

Comissões do Parlasul voltam a funcionar depois de três anos

Nove anos depois da morte do senador João Calmon, quadro da educação ainda é preocupante

João Pedro festeja os 31 anos do PT