João Pedro diz que Brasil não deve prescindir de se relacionar com os países do Oriente Médio
"O Brasil não pode prescindir nem abrir mão de ter uma relação com os países do Oriente Médio", declarou o senador João Pedro (PT-AM) ao defender a política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que respeita as opiniões emitidas por diversos articulistas criticando a visita feita pelo presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, mas concluiu que o Brasil deve manter relações com aquele país.
Na avaliação do senador, da mesma forma que o Brasil recebeu as visitas dos presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, não poderia se negar a receber o presidente do Irã. João Pedro assinalou que as visitas não significam que o governo brasileiro concorda com todas as opiniões dessas lideranças ou suas atitudes.
- Hoje o Brasil é ouvido internacionalmente e, mais do que isso, respeitado. Isso se deve ao que o governo tem feito interna e externamente. Porém, quero destacar que muito desse respeito se deve ao presidente Lula que é extremamente habilidoso e competente na construção de entendimentos - afirmou João Pedro.
24/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro quer que Brasil ajude mais os países africanos
Brasil lança Missão Empresarial ao Oriente Médio
Suplicy sugere que Brasil tem muito a contribuir para a paz no Oriente Médio
Suplicy pede que Brasil seja mediador nos conflitos do Oriente Médio
Brasil terá mais vôos para Oriente Médio a partir de 2011
Brasil, Índia, África do Sul e Palestina se reúnem para discutir paz no Oriente Médio