João Pedro: eleição de Graziano para a FAO reflete nova posição do Brasil




O senador João Pedro (PT-AM) disse, nesta quinta-feira (30), que a eleição do engenheiro agrônomo José Graziano da Silva para a direção-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), nesta semana, reflete a nova posição do país no cenário mundial.

De acordo com o parlamentar, a eleição de Graziano, que integrou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostra a nova liderança brasileira no mundo, principalmente no combate à fome e na diminuição das desigualdades.

O representante amazonense lembrou ser uma experiência nova um governo popular de esquerda dirigir o Brasil, com políticas definidas de inclusão social e de distribuição de renda. Acrescentou que o governo da presidente Dilma Rousseff, que dá continuidade à gestão de Lula, colocou o projeto Brasil Sem Miséria como uma de suas prioridades. O projeto, segundo ele, é uma política de estado para acabar com a miséria, "problema secular causado pelas políticas econômicas das elites que governaram o Brasil".

João Pedro lamentou que a mídia brasileira não tenha dado à eleição de Graziano o destaque devido.

- Fiquei muito triste porque foi uma vitória num espaço em que há muito o Brasil não tinha uma vitória, num fórum da ONU, lá na Europa, contra um espanhol articulado. Não vi isso na nossa mídia.

Graziano presidirá a FAO - que tem sede em Roma - de 2012 a 2015. Participaram de sua eleição delegados de 171 países.



30/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro reflete sobre o significado da reunião do G-8

Brasil intensifica esforços para a eleição de José Graziano no comando da FAO

Ana Rita saúda eleição de Graziano para dirigir a FAO e exalta combate à pobreza no Brasil

Brasil defende em Nova York a candidatura de Graziano para comando da FAO

João Pedro registra eleição em Coari e comemora resultado do PNAD

Valadares comemora eleição de José Graziano para a FAO