João Pedro registra eleição em Coari e comemora resultado do PNAD
O senador João Pedro (PT-AM) registrou nesta segunda-feira (21) a realização de uma nova eleição no município amazonense de Coari, cujo prefeito, Adail Pinheiro, foi cassado, preso e indiciado pela Polícia Federal por 37 crimes, em junho deste ano, na Operação Vorax, da Polícia Federal. Ele é apontado pela PF como líder de uma quadrilha que desviou mais de R$ 30 milhões, só em sonegação de impostos, além de comandar um esquema de exploração sexual infanto-juvenil e uma milícia armada.
Segundo João Pedro, a cidade estava mergulhada em uma crise política desde a cassação de Adail e a população estava temerosa devido à violência dos seguranças do ex-prefeito. O senador informou que 40 mil eleitores participaram da nova eleição e o vencedor foi Arnaldo Mitouso, cabeça de uma coligação de 11 partidos.
- Desejo que possam inaugurar um novo momento para a população de Coari, que precisa sair das páginas policiais e trilhar o caminho de uma cidade universitária, sendo uma referência na extensão e na pesquisa. Nestes últimos anos [desde 1986], Coari recebeu cerca de R$ 700 milhões em royalties da Petrobras, que ali prospecta petróleo e gás - assinalou.
Distribuição de renda
João Pedro ainda comemorou "com alegria e otimismo" o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (18). Foram levantadas informações sobre as características gerais da população, migração, educação, trabalho, famílias e domicílios, referentes a 2003 e 2004, e rendimentos no período de 1993 a 2004.
O senador destacou os dados que revelam uma melhor distribuição de renda e a diminuição das desigualdades. Ele disse que não tem dúvida de que o governo Lula é responsável por mudanças pequenas, mas significativas para a história do Brasil. João Pedro também registrou o anúncio, nesta segunda-feira (21), de levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatando a diminuição da miséria em 12,2% "nesses últimos anos".
- Na época de eleição nós políticos temos uma facilidade para falar com o povo, para o povo e do povo, mas há um muro invisível separando aqueles que têm acesso, que têm renda, da grande massa da nossa população. Então quando vejo os índices mudando, fico satisfeito - afirmou.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que a PNAD também trouxe dados não muito bons, mas o ministro da Educação, Fernando Haddad, já anunciou medidas para diminuir o analfabetismo, que teve um "ligeiro aumento".
21/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro comemora resultado das eleições na Bolívia
João Pedro comemora resultado da avaliação de escola em Parintins
João Pedro comemora resultado das eleições presidenciais no Uruguai
João Pedro festeja inauguração de escola técnica em Coari (AM)
João Pedro: eleição de Graziano para a FAO reflete nova posição do Brasil
João Pedro registra realização do 51º Congresso da UNE