João Pedro elogia iniciativa do governo de enviar navio-hospital para atender indígenas



O senador João Pedro (PT-AM) elogiou o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pelo envio de um navio-hospital da Marinha à região amazônica, às margens do Rio Javari - na fronteira entre o Brasil e o Peru -, onde a embarcação deverá prestar assistência a uma população de cerca de mil índios, de diferentes etnias locais.

Segundo o senador, a assistência e a averiguação do estado de saúde daquelas populações é reivindicação antiga das tribos que vivem isoladas na selva.

- Estivemos conversando com o ministro [da Saúde] José Gomes Temporão e com as autoridades da Funasa, e fomos atendidos. Para o rio Javari, serão enviados cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e biólogos da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. Quero agradecer também aos prefeitos e autoridades políticas dos municípios amazonenses de Tabatinga e Atalaia do Norte pelo que estamos conseguindo - enfatizou.

Biodiesel

Em outro trecho do seu discurso, João Pedro reportou-se a declarações do relator da Organização das Nações Unidas para a Segurança Alimentar, Jean Ziegler, que leu avaliação em assembléia da ONU advertindo para o risco da expansão dos biocombustíveis para a produção de alimentos no planeta.

Segundo o parlamentar pelo Amazonas, a preocupação de Ziegler em relação ao Brasil e à produção de etanol na região amazônica é equivocada, uma vez que o governo brasileiro tem feito pesquisa e iniciado a exploração da energia limpa a partir do biodiesel, acompanhado de um trabalho que obedece a regras de desenvolvimento sustentável, sem agredir o meio ambiente.

- O Brasil está plantando para produzir biodiesel em áreas antes desmatadas para a pecuária, que terá sua dimensão reduzida na Amazônia - assinalou.

15/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro elogia projeto do governo que estimula formação de bibliotecas na zona rural

João Pedro registra reunião de organizações indígenas

João Pedro condena "massacre de indígenas" no Peru

João Pedro presta solidariedade a indígenas peruanos que entraram em confronto com a polícia

João Pedro elogia audiência sobre marco regulatório para mineração

João Pedro elogia projeto do Exército para monitorar fronteiras brasileiras