João Pedro elogia projeto do governo que estimula formação de bibliotecas na zona rural



 Em pronunciamento nesta segunda-feira (23), o senador João Pedro (PT-AM) parabenizou o governo federal pelo programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), projeto de incentivo à formação de bibliotecas rurais. O senador narrou sua participação na instalação de bibliotecas em comunidades do interior do Amazonas, neste fim de semana.

João Pedro informou que o Arca das Letras, que já implantou mais de 3.500 bibliotecas rurais em todo o país desde 2003, é fruto de parcerias do MDA com prefeituras, governos estaduais, iniciativa privada, movimentos sociais e instituições federais que atuam no meio rural, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

- Trata-se, portanto, de um grande mutirão da sociedade brasileira pelo acesso ao livro e estímulo à leitura em áreas onde até hoje as escolas são raras - disse.

No último sábado (21), João Pedro acompanhou a entrega de 10 mil livros no município de Manaquiri (AM), onde eles foram distribuídos em 45 pequenas bibliotecas de comunidades rurais. Voluntários escolhidos pela população serão treinados pelo ministério para incentivar o hábito da leitura. Ele narrou a satisfação dos moradores ao receberem as arcas.

O senador ressaltou que "a vida do estudante rural amazônida é marcada pelo sacrifício", destacando as dificuldades de deslocamento entre as comunidades ribeirinhas e a falta de sensibilidade dos gestores públicos para as peculiaridades da educação local. Nesse sentido, ele acredita que iniciativas como o Arca das Letras devem ser comemoradas.

- A redenção dos brasileiros e brasileiras que vivem no campo ocorrerá no ritmo do acesso que eles terão à energia elétrica, ao crédito incentivado, à posse da terra, às tecnologias de manejo dos recursos naturais e, sobretudo, do acesso à educação, à informação qualificada e ao conhecimento. E, neste caso, o livro é ferramenta e parceiro imprescindível - disse ele.

Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) disse que a tônica da política agrária do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "integrar terra, trabalho e conhecimento".

23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro faz balanço dos 100 dias de Dilma e elogia decisão de prorrogar Zona Franca de Manaus

João Pedro elogia projeto do Exército para monitorar fronteiras brasileiras

João Pedro elogia iniciativa do governo de enviar navio-hospital para atender indígenas

Confirmado em turno suplementar projeto que estimula criação de bibliotecas nas escolas

João Pedro destaca organização sindical a partir da criação da Zona Franca

CDR vota projeto que estimula turismo rural