João Pedro elogia projeto do Exército para monitorar fronteiras brasileiras
O senador João Pedro (PT-AM) elogiou em Plenário o Sistema Integrado de Vigilância e Monitoramento das Fronteiras (Sisfron), projeto já em andamento e que será totalmente implantado pelo Exército brasileiro, em conjunto com o Ministério da Defesa, até 2019.
João Pedro disse que o Sisfron, orçado em R$ 10 bilhões, possui tecnologia avançada e monitora os 17 mil km de fronteiras do país com a América do Sul e Latina. João Pedro fez o comentário após visita de senadores e deputados às instalações do Exército em Brasília, nesta quinta-feira (19).
- Quero chamar a atenção para a importância de olhar para as nossas fronteiras. O Brasil merece essa política inovadora, oportuna, atual de controlarmos nossas fronteiras com base na tecnologia - disse o parlamentar, pedindo uma política especial para a Amazônia.
Ele afirmou que além de o Sisfron atender à fronteira Sul do país, na divisa com o Paraguai, o sistema exerce controle via satélite do território amazônico, na fronteira com Venezuela e Colômbia, na região conhecida como "cabeça do cachorro" onde se localiza o município de São Gabriel da Cachoeira, área "estratégica do ponto de vista militar e político".
- O Exército tem que mudar e fazer essa transição para novas ferramentas, tecnologias inovadoras, atuais, para que a Amazônia e o Brasil possam guardar suas fronteiras, com muito carinho e dentro de uma nova visão.
19/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro elogia projeto do governo que estimula formação de bibliotecas na zona rural
João Pedro: problemas da Amazônia não se restringem a reservas e fronteiras
João Pedro elogia audiência sobre marco regulatório para mineração
João Pedro elogia iniciativa do governo de enviar navio-hospital para atender indígenas
João Pedro elogia obra de recuperação da BR-319
João Pedro elogia programa Brasil Sem Miséria