João Pedro lê carta de Prêmio Nobel argentino contra conduta dos Estados Unidos




O senador João Pedro (PT-AM) defendeu, nesta quinta-feira (12), o respeito às regras internacionais propugnadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e criticou o modo como os Estados Unidos mataram o terrorista Osama Bin Laden. O parlamentar disse que aquele país deve endossar políticas internacionais que respeitem o ser humano.

João Pedro leu uma extensa carta enviada pelo argentino Adolpho Pérez Esquivel, agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 1980, ao presidente americano, Barack Obama. No texto, o argentino defende a tese de que, ao invadir países como o Iraque e o Afeganistão e manter as prisões de Guantánamo e Abu Ghraib, o país fere os princípios da liberdade e da democracia.

"A Bin Laden, suposto autor ideológico do ataque às torres gêmeas, o identificam como o Satã encarnado que aterrorizava o mundo e a propaganda do teu governo o apontava como o eixo do mal. Isso serviu de pretexto para declarar as guerras indesejadas que o complexo industrial militar necessitava para vender seus produtos de morte", diz um trecho da carta lida por João Pedro.

O senador disse que é preciso refletir sobre a conduta dos Estados Unidos e ponderou que é preciso usar procedimentos democráticos para combater males como o terrorismo.

- Não podemos concordar com a transgressão, com desrespeitos a regras internacionais. Não podemos abrir mão de construir políticas internacionais que respeitem o ser humano.



12/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro apresenta abaixo-assinado pelo fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba

Em carta a Obama, Suplicy pede que Estados Unidos não ataquem Síria

Pedro Simon critica ação dos Estados Unidos no Paquistão

Ciência e Tecnologia: Profissionais do IPT recebem prêmio nos Estados Unidos

João Pedro enviará carta à Fifa defendendo escolha de Manaus para jogos da Copa

João Ribeiro defende maior entrosamento entre Brasil e Estados Unidos