João Pedro pede engajamento de cidadãos e governos municipais para resolver problema dos lixões




O senador João Pedro (PT-AM) manifestou nesta quarta-feira (2) em Plenário sua preocupação com a política de lixo sólido dos municípios brasileiros. Ele registrou sua participação em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Parintins, no Amazonas, para debater o tratamento de lixo sólido, problema que segundo ele tem estrangulado a economia da cidade turística, dificultando até mesmo o funcionamento do aeroporto.

Segundo informou, a audiência, transmitida pelo rádio, teve a participação do prefeito de Parintins, Frank da Cunha Garcia, e do vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, Messias Wilson de Medeiros Cursino, que é biólogo. O senador prometeu dedicação especial ao tema e reafirmou seu compromisso com o município de Parintins.

- Não podemos ter cidades na Amazônia que não tratem, verdadeiramente, o lixo sólido. [É preciso] ter um procedimento contemporâneo na coleta do lixo, separar o lixo - afirmou João Pedro, lembrando que o Brasil já conta, desde o ano passado, com a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e no seu entendimento abre nova perspectiva para os municípios brasileiros no trato do lixo, que segue precário.

O senador pediu a participação dos cidadãos e da prefeitura de Parintins, que segundo disse, já recebeu ajuda do estado para resolver o problema. João Pedro informou ter visitado a lixeira da cidade, em companhia do prefeito e o vice-prefeito.

- Precisamos compreender que o lixo pode agregar renda, pode dar qualidade de vida, gerar renda, melhorar as condições das pessoas que vivem na Amazônia - continuou, incentivando o governo local a assumir o protagonismo em relação à limpeza da cidade e a educação da população.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lamentou a forma irresponsável com que os resíduos sólidos são tratados em todo o país. Ele mencionou a situação de Altamira, no Pará, em que uma inundação da cidade expôs o problema do lixão. "O lixo da cidade não é tratado, é jogado num lixão a céu aberto", disse, pedindo que o assunto seja encarado seriamente pelo governo federal, que a seu ver deveria fazer um "PAC do lixo sólido" e investir no setor.



02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata pede conciliação para resolver problema da venda da Garoto e garantir empregos

Marinor pede intervenção para resolver problema da Saúde no Pará

Tuma elogia liberação de recursos para combater o 'crack' e pede participação das escolas para resolver o problema

Sérgio Souza pede que cidadãos reflitam antes de votar nas eleições municipais

PT é o segundo partido mais votado nas eleições municipais, afirma João Pedro

Alberto Silva faz sugestão para resolver o problema do Carandiru