João Pedro relata realização de debate sobre a crise financeira em Manaus



Ao discursar nesta segunda-feira (24), o senador João Pedro (PT-AM) informou sobre a realização, na última sexta-feira (21), em Manaus, de um debate sobre os reflexos da crise financeira internacional no estado do Amazonas. De acordo com o senador, participaram do evento representantes de diversos setores da economia amazonense e do governo estadual.

Na ocasião, de acordo com o relato de João Pedro, prevaleceu a interpretação de que "não há desemprego por conta da crise". A preocupação, expressa especialmente pelas centrais sindicais, se justifica porque a economia do Amazonas, como lembrou o senador, tem como destaque o Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus, que gera cerca de 115 mil empregos diretos e abriga diversas grandes empresas internacionais.

- Foi levantado o desemprego em algumas fábricas, mas por conta da movimentação normal do processo de fim de ano, com a escala em alta e demissões e férias coletivas, não por conta da crise. Há um acompanhamento por conta dos setores da nossa economia - disse João Pedro.

Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Paulo Paim (PT-RS) elogiaram o pronunciamento do colega.

Participaram do encontro, de acordo com o senador, representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM); das Secretarias do governo estadual de Apoio à Pesca, de Articulação de Políticas Públicas, de Planejamento e do Trabalho e Emprego; dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Emprego; do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); da Embrapa; da Suframa; do Incra; dos Correios; do Banco do Brasil (BB); do Banco da Amazônia; da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); do Sebrae; do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas; da Central Única dos Trabalhadores (CUT); de sindicatos; do Conselho Regional de Economia; de empresas; da Associação dos Artistas Plásticos; do Conselho Nacional dos Seringueiros; do Instituto Selva Amazônica; além de prefeitos, vereadores e outras autoridades.



24/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro recomenda evitar o clima de pânico diante da crise financeira

Comissão da Crise Financeira inicia debate sobre construção civil e indústria

Debate com Mantega e Meirelles sobre a crise financeira foi adiado para quarta-feira

Discurso de Jereissati sobre a crise financeira internacional gera longo debate em Plenário

Começa debate com Armínio Fraga e Luiz Gonzaga Belluzzo sobre crise financeira

João Pedro registra realização do 51º Congresso da UNE