João Pedro se manifesta contra sigilo eterno de documentos secretos
O senador João Pedro (PT-AM) questionou nesta quinta-feira (16) em Plenário os motivos dos defensores da manutenção do texto original do projeto de lei da Câmara (PLC 41/10), que regula o acesso a informações públicas consideradas ultrassecretas. Uma emenda feita na Câmara dos Deputados estabeleceu que o sigilo desse tipo de informação poderá ser mantido por um tempo máximo de 50 anos. O texto original, enviado ao Congresso pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permitia sigilo por tempo ilimitado.
Citando decisão do governo dos Estados Unidos da América, que este ano liberou todas as informações sobre a Guerra do Vietnam, João Pedro disse que a sociedade brasileira tem o direito de conhecer a história do país, as decisões dos presidentes e os segredos de Estado para criticar ou aplaudir. Para ele, manter sigilo eterno sobre essa documentação é caminhar na contramão da história.
- Espero que possamos avançar. O PLC está na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional [CRE], que é presidida pelo senador Fernando Collor [PTB-AL] e espero que possamos travar um bom debate e que o resultado seja um projeto em consonância com o sentimento da sociedade brasileira - afirmou.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse, em aparte, que esse PLC é um dos diplomas legais que vai concluir a transição democrática no Brasil, a exemplo do que ocorreu no Uruguai e no Chile. Ele assinalou que o direito à informação é um direito humano fundamental e que todas as democracias do mundo garantem o acesso à informação. Randolfe observou ainda que, com segredo eterno de documentos secretos, o Brasil se equivale à China.
16/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fernando Collor esclarece que nunca defendeu sigilo eterno de documentos
Secretaria de Relações Institucionais nega que governo queira manter sigilo eterno de documentos oficiais
João Pedro sugere transparência no esclarecimento dos atos secretos
Walter Pinheiro diz que sigilo eterno não é bom para a democracia
João Pedro manifesta apoio à demarcação da reserva Raposa Serra do Sol
STF libera documentos contra parlamentares, mas exige sigilo das informações