João Ribeiro atenta para oportunidade de negócios com a China



O Brasil não pode mais, na opinião do senador João Ribeiro (PFL-TO), ignorar a importância da China para o comércio exterior. Ele citou vários dados sobre aquele país, em especial o que dá conta de que a economia chinesa cresceu 9,1%, em termos nominais, em 2003. Para o senador, apenas essa informação já é suficiente para que o Brasil perceba as oportunidades de intercâmbio financeiro e comercial com a China.

Algumas dessas chances já estão sendo aproveitadas pelo Brasil, disse João Ribeiro, pois no ano passado, do total de US$ 25 bilhões de saldo comercial brasileiro, a China contribuiu sozinha com cerca de 10%.

Apesar de alguns questionarem a validade do estreitamento das relações com a China, lembrando que ambos os países, China e Brasil, têm interesse em crescer e buscam uma fatia maior do comércio exterior, tendendo a disputar os mesmos mercados, João Ribeiro afirmou que o país não pode desperdiçar essa parceria e elogiou a iniciativa do governo do Tocantins, que pretende utilizar parte dos recursos de turismo liberados pelo Executivo para fazer a divulgação turística do estado na China. Tocantins também quer incrementar as trocas comerciais de carne bovina, soja, algodão e álcool etanol com aquele país e com Taiwan (ilha de Formosa).

- Não podemos deixar passar em branco tal oportunidade, de forma nenhuma! Sabemos que nossa produção agrícola clama por mais investimentos em infra-estrutura e lembro que os chineses dispõem de US$ 400 bilhões para investimento - enfatizou o senador.



28/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Ribeiro diz que seqüestro de carbono é oportunidade comercial para o país

João Ribeiro ressalta importância da Feira de Negócios de Colina, no Tocantins

Oportunidade de negócios no Oriente Médio é tema de seminário em São Paulo

China pode oferecer oportunidades de negócios para o Brasil, dizem especialistas

Olívio retorna otimista com os negócios da China

ALBERTO SILVA PREVÊ NEGÓCIOS DA CHINA COM O PIAUÍ