Oportunidade de negócios no Oriente Médio é tema de seminário em São Paulo



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, realiza no dia 10 de novembro, em São Paulo, o Seminário Mercado Foco Oriente Médio. O evento apresentará as tendências e perspectivas econômicas na região, com o objetivo de posicionar os empresários brasileiros sobre as oportunidades de negócios em países como aArábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar.

O seminário é destinado aos empresários brasileiros dos setores de moda, casa e construção, alimentos, bebidas e agronegócios, máquinas e equipamentos. Durante o evento serão apresentadas palestras técnicas sobre como identificar as melhores oportunidades de negócios no Oriente Médio e acessar esse mercado, com dicas de como negociar na região, além de depoimentos de empresários brasileiros que já operam no Oriente Médio. Depois das apresentações, gestores da Apex-Brasil e da Câmara Árabe atenderão individualmente os participantes, esclarecendo dúvidas e avaliando opções de negócios para seus produtos.

Para participar, é preciso se inscrever até o dia 4 de novembro no site da Apex-Brasil. Os participantes que não estiverem na cidade de São Paulo, poderão se inscrever e acompanhar o seminário via web. A transmissão começa às 9h do dia 10 de novembro e contará com chat para que as perguntas dos empresários aos palestrantes possam ser feitas por meio da própria web. “Isso vai potencializar a disseminação de informações entre o empresariado e estimular as exportações das empresas do todo o Brasil”, comenta Juarez Leal.

Durante o seminário, estarão abertas inscrições para a Missão Empresarial do Brasil ao Oriente Médio (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), que será realizada de 12 a 16 de fevereiro de 2012, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As empresas do setor de casa e construção também poderão se inscrever para Feira Big 5, marcada para 21 a 24 de novembro, em Dubai.

Exportações para países árabes

A participação do Oriente Médio nas vendas externas brasileiras passou de 2,5%, em 2000, para 5,2%, em 2010. Com esse avanço, a região passou da sétima para a quinta posição entre os maiores parceiros comerciais do Brasil, segundo estudo de inteligência comercial e competitiva da Apex-Brasil. O estudo identificou que as exportações brasileiras para o Oriente Médio estão concentradas, basicamente, na Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes. Em 2010, os três países responderam por cerca de 70% das exportações brasileiras para o Oriente Médio - somente a Arábia Saudita concentrou 30% desse total nos últimos 10 anos.

Para conhecer mais sobre as exportações de alimentos, bebidas, agronegócios, moda, máquinas e equipamentos para os países árabes, confira o site da Apex-Brasil.

Fonte:
Apex-Brasil



31/10/2011 20:41


Artigos Relacionados


Missão ao Oriente Médio gera mais de US$ 80 milhões em negócios para o Brasil

Oriente Médio é tema de evento na USP

Presidente discute situação do Oriente Médio

Patriota: Oriente Médio precisa de paz e desenvolvimento

Pesquisadores do Oriente Médio apresentam projeto de inclusão

Brasil lança Missão Empresarial ao Oriente Médio