João Ribeiro cita exemplo de Tocantins na geração de emprego e renda



Lembrando o compromisso de retomar o tema -geração de emprego e renda-, o senador João Ribeiro (PFL-TO) apresentou nesta terça-feira (1º) o Programa Bolsa Cidadã, desenvolvido e implantado pelo governo do estado do Tocantins. Segundo o senador, o programa pretende alcançar os 139 municípios do estado e oferecer capacitação profissional para 3,5 mil jovens em áreas específicas como educação, saúde , meio ambiente, cidadania, esporte e cultura.

O senador registrou que nesta terça-feira, no município de Araguatins, estão sendo assinados termos de adesão ao programa com as prefeituras de 28 municípios do norte do estado, para dar início a sua nova fase.

João Ribeiro disse que o programa promove efetivamente a geração de renda a partir de duas linhas de ação chamadas Força Jovem da Cidade e Agente de Apoio à Força Jovem da Cidade. As duas linhas do programa, informou o senador, beneficiam mais de 18 mil jovens -e não são ações assistencialistas-. Segundo o senador, a ação Força Jovem da Cidade, organizada somente para jovens com idade entre 15 e 18 anos, está focada no incentivo ao acesso e a permanência na escola, exigindo também do participante que participe de atividades de capacitação e atuação nas áreas prioritárias do programa.

- Os jovens devem atuar nas escolas públicas e bibliotecas; nas campanhas e postos de saúde; na reciclagem e destinação correta e adequada do lixo; na conservação do patrimônio público; juntos aos programas de benefício para a terceira idade e para a comunidade como um todo; e nas atividades de esporte e cultura em geral, como a música e tradições regionais - relatou.

O senador explicou que a ação Agente de Apoio à Força Jovem da Cidade destina-se a pessoas desempregadas com idade acima de 30 anos, que também recebem uma bolsa de estudos para capacitação. João Ribeiro disse ainda que os agentes de apoio dedicam 20 horas de sua atuação junto aos beneficiários do Força Jovem da Cidade ou no apoio a outros programas e projetos sociais.



01/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para João Ribeiro, geração de emprego e renda deve ser prioritária

João Ribeiro quer dinamizar as hidrelétricas do Rio Tocantins para gerar renda e riqueza

FAT aplicou R$ 3 bi na geração de emprego e renda em 2009

Investimento em geração de emprego e renda atingiu R$ 3 bi em 2009

Doações a fundos de geração de emprego e renda poderão ser deduzidas do IR

Serys diz que Reidi impulsionará a geração de emprego e renda no país