João Ribeiro quer dinamizar as hidrelétricas do Rio Tocantins para gerar renda e riqueza



O senador João Ribeiro (PR-TO) defendeu, nesta sexta-feira (16), o imediato início das obras da construção da hidrelétrica do Estreito, no Rio Tocantins, entre os estados do Tocantins e do Maranhão. O parlamentar afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá, ainda em março, ao canteiro de obras e que essa ação demonstra o interesse do governo federal em relação ao projeto.

Segundo João Ribeiro, a usina gerará 1.087 megawatts de energia elétrica e promoverá a oferta de cinco mil empregos diretos durante seus quatro anos de construção. A obra também atrairá investimentos para a região nos setores de exploração mineral e turismo, informou.

O parlamentar lembrou que a licença ambiental para o empreendimento demorou a ser concedida porque cinco cidades serão atingidas pela construção do lago da barragem. Somente após a decisão de destinar R$ 400 milhões para obras sociais das populações de Filadélfia, Babaçulândia e Aguiarnópolis, todas do Tocantins, e Carolina e Estreito, do Maranhão, é que a licença pôde ser concedida.

João Ribeiro destacou em seu pronunciamento a importância do empreendimento para a região. Lembrou que o lago da barragem deverá ser belíssimo e poderá trazer boas oportunidades de negócios nas áreas da pesca e do turismo. Disse ainda que em Araguaína (TO) 142 jovens já foram diplomados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e serão os primeiros funcionários contratados da usina de Estreito.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) também ressaltou a importância da construção de hidrelétricas para possibilitar o crescimento econômico do país, lembrando que o Tocantins é um estado privilegiado por muitas possibilidades de construção de novas hidrelétricas como as de Lajeado e São Salvador, entre outras.

Quintanilha lamentou, porém, que o projeto da usina hidrelétrica de Estreito não inclua a construção de eclusas para permitir a navegação do Rio Tocantins que, disse o parlamentar, reúne condições de se tornar uma hidrovia de escoamento da produção agrícola e mineral de toda a região até o porto do Conde, em Belém (PA).

16/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Ribeiro cita exemplo de Tocantins na geração de emprego e renda

João Ribeiro quer mais recursos do FNO para Tocantins

João Ribeiro quer campi de Guaraí e Colinas incorporados à Universidade Federal do Tocantins

João Ribeiro cobra eclusas para Araguaia-Tocantins

João Ribeiro defende transposição do Tocantins para o São Francisco

João Ribeiro pede o apoio de Dilma para o Tocantins