JOÃO ROCHA DEFENDE INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE CALÇADOS EM TO



O senador João Rocha (PFL-TO) defendeuhoje (dia 30) a instalação de indústrias de calçados no Tocantins. Segundo ele, o processoseria simples, com a utilização de uma linha especial de crédito do BNDES, e teria uma dimensão estrutural, de custo e tecnologia, altamente compensadora. João Rocha acrescentou que aquele estado tem todas as características para esse tipo de indústria, incluindo-se um rebanho bovino com mais de 6 milhões de cabeças, quando que uma das dificuldades do setor é o fornecimento de matéria-prima.

De acordo com o senador, o governo tem todos os motivos para socorrer a indústria calçadista. "Removidas as causas que vêm impedindo sua expansão no mercado exterior, ela contribuirá significativamente para o equilíbrio de nossas contas externas, além de aliviar as pressões sociais causadas pelo desemprego", assinalou.

João Rocha defende a união de esforços do governo e dos produtores para preservar um setor em que o país tem condições de alcançar notável expansão, não obstante a concorrência de grandes produtores, como Estados Unidos, Alemanha e França, que deslocaram suas fábricas para a Ásia.

O senador observou que, com o Plano Real, o setor entrou em forte crise, fechando-se mais de 100 fábricas somente no Rio Grande do Sul e em São Paulo, com demissão de mais de 40 mil empregados. As dificuldades surgiram a partir da supervalorização do Real, que anula a capacidade de concorrência no mercado externo, afirmou João Rocha.

No entanto, para João Rocha, o governo brasileiro "dispõe de todos os dados necessários a uma reviravolta na crise que ainda assola o setor coureiro-calçadista, propiciando-lhe condições de expansão não apenas em proveito brasileiro, mas de todo o continente e, sobretudo, do Brasil e da Argentina".



30/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ PONTES DEFENDE INCENTIVOS FISCAIS PARA INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS NOS ESTADOS

Rocha defende apuração sobre o painel e instalação da CPI da corrupção

JOÃO ROCHA DEFENDE CONTROLE ADUANEIRO

NA TV SENADO, JOÃO ROCHA DEFENDE IMPOSTO ÚNICO

JOÃO ROCHA DEFENDE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO E FERROVIÁRIO

JOÃO ROCHA RECEBE PRESIDENTE DO TCU