JOÃO ROCHA DEFENDE CONTROLE ADUANEIRO



"O Brasil começa a reagir contra as fraudes nas importações", disse hoje (dia 3) o senador João Rocha (PFL-TO), ao elogiar as medidas que serão adotadas em breve pelo governo federal visando à criação de um sistema de vigilância aduaneira. Segundo o senador, essas fraudes se aprofundaram depois da abertura da economia brasileira e "causam prejuízos incalculáveis as nossas indústrias, geram desemprego em nosso país e contribuem para o agravamento do déficit nas nossas contas com o exterior".

Para João Rocha, o sistema de vigilância permitirá a comparação dos preços declarados pelos importadores com os valores praticados no mercado internacional", evitando tanto o subfaturamento quanto o superfaturamento nas importações.

Com o subfaturamento, explicou, os importadores pagam menos impostos e, assim, podem competir de forma desleal no mercado interno, enquanto o superfaturamento, uma "prática antiga", permite a remessa de dólares para o exterior fora dos canais oficiais.

O senador acredita que grande parte do problema se concentra nas transações com países da Ásia. Para comprovar, apresentou números relativos ao comércio do Brasil com aquele continente: "As nossas exportações para a Ásia, no mês de janeiro do ano corrente, caíram 19,7%. Já em relação às importações brasileiras, o bloco asiático foi o único a apresentar crescimento em suas vendas para o país, com 20,9 % de dezembro do ano passado para janeiro deste ano".

João Rocha também elogiou campanha desenvolvida pela indústria "com o objetivo de mostrar à população brasileira que os produtos importados não são necessariamente melhores do que os nacionais". O senador destacou, ainda, o Programa Especial de Apoio às Exportações, anunciado pelo governo federal, e que prevê um crescimento das exportações a um total de 100 bilhões de dólares no ano 2002.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL/SP) disse que os preços praticadosmuitas vezes não são os adotados pela indústria estrangeira, e sim pelo contrabando, "o que arruinou a indústria têxtil e de calçados do país" .



03/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Fazenda cria procedimentos especiais de controle aduaneiro

TUMA DESTACA PORTARIA DA RECEITA SOBRE CONTROLE ADUANEIRO

NA TV SENADO, JOÃO ROCHA DEFENDE IMPOSTO ÚNICO

JOÃO ROCHA DEFENDE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO E FERROVIÁRIO

JOÃO ROCHA DEFENDE INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE CALÇADOS EM TO

João Costa defende controle de constitucionalidade para contratos de adesão