JOÃO ROCHA DEFENDE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO E FERROVIÁRIO



O senador João Rocha (PFL-TO) disse hoje (27) que o Brasil deve ter como uma das prioridades o redirecionamento de toda a sua política de transportes, lembrando que o país dispõe de condições especiais para a implantação de uma rede de navegação interior a custos compensadores.

- Para que possamos virar a página da nossa história econômica e colocar o Brasil no rumo certo da conquista do seu destino, que é o de vir a ser uma importante potência mundial no século XXI, precisamos urgentemente inverter o papel da matriz transportes que levou o desenvolvimento nacional pelas estradas a custos altíssimos e com prejuízos absurdos - disse o senador.

João Rocha afirmou que "poderosos interesses nacionais e internacionais preferem continuar vendo milhares de caminhões circulando pelas precárias e esburacadas estradas brasileiras ou quebrados nos acostamentos a ver trens desafiando de maneira eficiente e rápida as grandes distâncias nacionais, ou a ver barcos deslizando nas águas calmas dos nossos rios".

Citando as cinco bacias que formam a rede hidroviária brasileira -Amazônica, do Nordeste, do Prata, do São Francisco e a do Sudeste -, o senador observou que o Brasil é um país privilegiado, mas precisa, com urgência, viabilizar esses caminhos, como fizeram europeus e americanos. "Não tenho dúvida de que a força econômica do Brasil no século XXI depende da construção de uma infra-estrutura vital no interior."

João Rocha pediu que fosse registrada nos anais da Casa matéria publicada domingo, 12 de abril, pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre a Hidrovia Tietê-Paraná e um artigo da revista do Conselho Nacional de Transportes sobre as ferrovias no País.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) apoiou o discurso deJoão Rocha, assinalando que o Brasil talvez seja o único país do mundo que não valoriza a importância do transporte ferroviário e hidroviário. Tebet acrescentou que 80% do transporte brasileiro é feito por rodovia.



27/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá reivindica o desenvolvimento do transporte ferroviário e hidroviário

JONAS PINHEIROS DEFENDE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO

Paim destaca vantagens do transporte hidroviário

JOÃO ROCHA DEFENDE CONTROLE ADUANEIRO

NA TV SENADO, JOÃO ROCHA DEFENDE IMPOSTO ÚNICO

JOÃO ROCHA DEFENDE INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE CALÇADOS EM TO