João Tenório compara promessas de campanha e governo de Lula



O senador João Tenório (PSDB-AL) destacou nesta quarta-feira (4) as promessas de campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva e as medidas que foram tomadas depois que ele se tornou presidente da República. Para o senador, a reforma tributária foi vendida aos eleitores como sendo necessária para estimular o desenvolvimento da economia e foi prometida a desoneração tributária para o contribuinte e o setor produtivo.

- Na prática observamos que nada disso aconteceu. Após a eleição, o governo verificou que os números não fecham, porque se nega a fazer a reforma administrativa e reduzir o Estado até um tamanho que pudesse ser satisfatoriamente financiado, sem comprometer a capacidade de investimento da atividade econômica. A tributação veio de maneira muito mais intensa do que a prometida - afirmou.

Tenório lembrou que a primeira investida de forte impacto foi o aumento da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para prestadores de serviços, "nesse caso a mordida foi significativa" e a Medida Provisória nº 135/03, já convertida na Lei nº 10.833/03, que aumentou a alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

- Isso prova exatamente que, ao tentar arrecadar mais sem diminuir os seus custos operacionais, o governo pura e simplesmente transfere o desemprego, que seria naturalmente do tamanho do Estado, para a iniciativa privada, proporcionando um nível de desemprego muito maior, porque é reprodutivo - concluiu.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


GRANDE EXPEDIENTE/ Bernd compara mensagem do Executivo com promessas de campanha

Iris de Araújo acredita que Lula cumprirá promessas de campanha

Pavan pede a Lula que cumpra promessas feitas durante a campanha

Saturnino compara "campanha contra Lula" ao "mar de lama" que derrubou Getúlio

Flexa Ribeiro compara recomendações para a campanha de Lula ao "Decálogo de Lênin"

Agripino cobra promessas feitas por Lula durante campanha e critica manutenção da taxa de juros