João Tenório diz que fracasso na condução da economia aumenta trabalho informal



O senador João Tenório (PSDB-AL) afirmou que o fracasso na condução da economia do país estimula o aquecimento do trabalho informal (sem carteira assinada) ou, no máximo, a criação de postos de péssima qualidade.

- Falou-se em espetáculo do crescimento, mas o que se viu foi aumento da concentração de renda e a terceirização dos serviços - acrescentou.

João Tenório pediu a inserção, nos Anais do Senado, de matéria publicada no dia 24 de janeiro último, no jornal Correio Braziliense , sob o título "País sem emprego". O texto contém dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, conforme afirmou o senador, apontaram a estagnação da economia no primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, refletida no poder aquisitivo e na alta do desemprego.

Ainda segundo o senador, a matéria alerta para o fato de que a comemoração da queda na taxa de desemprego em dezembro passado - que ficou em 10,9%, maior, inclusive, que a de dezembro de 2002, de 10,5% - deve-se à contratação de trabalhadores temporários. Isso indica, observou João Tenório, que quando esses contratados forem dispensados, "a taxa de desemprego irá às alturas".



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Setor de exportação enfrenta dificuldades que põem em risco a economia, diz João Tenório

Para João Tenório, não basta apenas reduzir a taxa básica de juros para economia crescer

Mesquita Júnior elogia artigo que compara fracasso na Copa à condução da política econômica

Appio propõe criação da Subcomissão de Economia Informal

Economia informal registra em 2011 retração de 1,1% em relação a 2009

EDUARDO QUER ADESÃO DO SETOR INFORMAL DA ECONOMIA À PREVIDÊNCIA