Mesquita Júnior elogia artigo que compara fracasso na Copa à condução da política econômica
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) elogiou, nesta sexta-feira (7), artigo do economista Paulo Nogueira Batista Jr. que compara o desempenho da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2006 à condução da economia implementada pelo governo federal. O texto foi publicado na quinta-feira (6) no jornal Folha de S. Paulo.
Na matéria, o economista sugere ironicamente que o técnico da seleção brasileira nesta Copa, Carlos Alberto Parreira, poderia ser nomeado para a diretoria do Banco Central, "pois lá também temos uma legião estrangeira bem menos talentosa do que a seleção de futebol, que joga feio, na retranca, bate uma bola superquadrada e está sempre afundando as esperanças do país", leu o senador.
Paulo Nogueira Batista Jr., que também é professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, tem sido um dos críticos da política econômica conduzida pelo governo Lula - apontando, entre outras questões, os efeitos nocivos das altas taxas de juros sobre a economia nacional.
Em outro trecho destacado por Mesquita Júnior, o economista lembra, ao comentar a má atuação da seleção, que os titulares "eram todos expatriados, pertencentes a times europeus" - mas ressaltou que houve exceções positivas, "principalmente na defesa". Em seguida, o economista afirma no texto que, "em certo sentido, esses astros do futebol são a imagem perfeita das elites brasileiras, globalizadas e antinacionais; são a imagem dos brasileiros estrangeiros que vêm desgovernando o Brasil há tanto tempo, especialmente na área econômico-financeira".07/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero Paes destaca artigo sobre a condução da política monetária
Mão Santa critica condução de política econômica por Palocci e Meirelles
Aloysio Nunes critica condução da política econômica pelo governo Dilma
Mesquita Júnior diz que exploração econômica da Amazônia precisa beneficiar população pobre
João Tenório diz que fracasso na condução da economia aumenta trabalho informal
Mesquita Júnior pede política de aproveitamento da Amazônia