João Tenório diz que governador de Alagoas enfrenta dificuldades para governar
Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), o senador João Tenório (PSDB-AL) chamou a atenção para a situação de caos administrativo por que passa o estado de Alagoas. Segundo ele, o governador Teotônio Vilela Filho - cuja vaga no Senado foi assumida por João Tenório - tem encontrado grandes dificuldades para sanar as finanças estaduais e enquadrar sua administração à Lei de Responsabilidade Fiscal, em virtude de medidas tomadas pelo seu antecessor. Tais medidas, entre elas contratações de pessoal e reajustes de vencimentos de deputados estaduais, aumentam o déficit estadual, tornando inexeqüível o orçamento local, afirmou o senador.
João Tenório reforçou seu apelo por Alagoas citando o artigo "O descalabro alagoano", da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, do dia 1º deste mês. A jornalista questiona o paradoxo de dois alagoanos - Aldo Rebelo e Renan Calheiros - disputarem os dois cargos mais altos do Congresso Nacional, enquanto seu estado natal passava por situação de penúria, principalmente em função da "cultura do privilégio compartilhado", ou seja, o acesso aopoder público por favorecimentos eleitorais, conforme a jornalista.
Como exemplo de estado refém da situação descrita por Dora Kramer, João Tenório disse que os recursos desviados para privilégios eleitorais acabam aumentando o quadro negativo apresentado por Alagoas: dívida de R$ 408 milhões; o maior número de analfabetos entre 15 e 55 anos do país; o maior gasto público proporcionalmente à arrecadação; zero em caixa para fazer frente aos compromissos básicos de custeio; e 46% da população vivendo abaixo da linha de pobreza.
O senador acrescentou que Teotônio Vilela Filho revogou norma que permitiu aos deputados estaduais não reeleitos aumentarem seus vencimentos, sua verba de gabinete e número de pessoal, mas os deputados conseguiram derrubar a decisão do governo.
07/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Setor de exportação enfrenta dificuldades que põem em risco a economia, diz João Tenório
João Tenório pede ajuda para reconstrução de Alagoas
João Alberto diz que Programa Fome Zero enfrenta dificuldades mas terá êxito no futuro
João Tenório festeja recuperação econômica de Alagoas
Alagoas conquista fábrica da Braskem de R$ 1 bilhão, informa João Tenório
João Tenório discute etanol com governador da Flórida, Jeb Bush