João Alberto diz que Programa Fome Zero enfrenta dificuldades mas terá êxito no futuro
O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) disse que o Programa Fome Zero, patrocinado pelo Executivo, vem enfrentando muitas dificuldades para sua implementação mas em breve deverá ter êxito. -É um programa de longo prazo, duradouro, processual, destinado ao êxito por fugir da contingencialidade, da ação impetrada apenas para descarga de pressões ou da consciência, um programa que visa à mudança de mentalidades, em benefício de uma solidariedade que se indigna-, disse.
Para João Alberto, muitas dificuldades vão surgir no caminho até a implantação do programa, em face de certo ceticismo ou do medo quando se defronta com desafios muito grandes. Ele enumerou outras causas das dificuldades pelas quais passa o programa: necessidade de estruturação para instâncias de decisão, necessidade de estradas para a interiorização dos alimentos, entrave da burocracia e até falta de energia nos pontos de cadastramento das famílias destinatárias.
-Discutir estratégias é válido e necessário para viabilizar idéias e otimizar a aplicação dos recursos disponíveis mas discutir conceito de pobreza é bizantinismo-, comentou. Ele citou a frase de um prelado inglês que viveu no século 13, para lembrar que -pobres são os que possuem um ventre, além disso, nada para colocar dentro dele-. O senador também destacou uma citação feita por Josué Castro, em congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1962: -Enquanto a metade da humanidade não come - afirmou Josué de Castro - a outra metade não dorme, com medo da que não come-.
O senador disse que a fome e a falta de educação encaminham para a morte, tanto do indivíduo como da sociedade, pois provoca revolta e violência. Afirmou, no entanto, ter certeza de que o engajamento de toda a sociedade brasileira vencerá o flagelo da fome no país.
20/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Tenório diz que governador de Alagoas enfrenta dificuldades para governar
Setor de exportação enfrenta dificuldades que põem em risco a economia, diz João Tenório
João Alberto afirma que Fome Zero vai dar certo
João Alberto defende aproveitamento de experiências no combate à fome
João Alberto quer unir promoção social ao combate à fome
João Alberto Souza teme pelo futuro da Sudene