João Tenório ressalta nível de excelência de usinas atômicas brasileiras
O senador João Tenório (PSDB-AL) salientou a importância da energia nuclear no atendimento à demanda brasileira nos próximos anos. Ele relatou visita feita há cerca de um mês ao Centro Nuclear Almirante Alvaro Alberto, onde estão as Usinas Angra 1 e Angra 2 e as instalações da Usina Angra 3, que ainda não entrou em operação.
O parlamentar manifestou sua satisfação com "o nível de excelência dos trabalhos" desenvolvidos no Centro. Ressaltou que essa excelência é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Atômica.
João Tenório lembrou que o Plano Nacional de Energia prevê a construção de quatro a oito novas usinas nucleares até 2030, sendo duas na Região Sudeste e duas na Região Nordeste. Manifestou o desejo que a usina nordestina seja construída em seu estado.
O senador afirmou que a ampliação do aquecimento global e a segurança das usinas atômicas - que apresentam raríssimos acidentes e, mesmo nesses casos, há grande proteção para evitar a contaminação ambiental - têm reanimado o interesse nessa fonte de energia.
No mesmo pronunciamento, João Tenório relatou viagem que fez a França, representando o Senado Federal em encontro sobre agronegócio realizado pela Casa Brasil-França. Segundo ele, ficou evidente no encontro o crescente interesse dos países desenvolvidos no potencial agrícola brasileiro. Em seu pronunciamento, João Tenório concedeu apartes aos senadores João Pedro (PT-AM) e Flávio Torres (PDT-CE).
14/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Tenório ressalta simplicidade e inteligência de Rui Palmeira
Terremoto pode ser uma ameaça às usinas brasileiras?
Governo garante segurança das usinas nucleares brasileiras
João Tenório defende reforma do Estado
'Brasil viveu ano excepcional', diz João Tenório
João Tenório questiona democracia na Venezuela