João Tenório defende reforma do Estado



O senador João Tenório (PSDB-AL) defendeu, em discurso nesta terça-feira (2), uma reforma imediata do Estado brasileiro, a seu ver um "monstro patrimonialista, paternalista, elitista, perdulário, adiposo em excesso". De acordo com o senador, que usou reportagens publicadas pela imprensa em fevereiro, há uma deformação na estrutura do Estado que confere cada vez mais benefícios salariais a uma enorme elite de servidores públicos federais, ao passo que setores como saúde e educação não recebem a devida atenção.

- Temos criado, e cevado, um monstro. Não é algo inventado por esse governo, reconheça-se. O erro deste governo é a acentuação deliberada do desvio estatista nesses sete anos e dois meses - disse

O senador citou, por exemplo, dados do jornal O Globo segundo os quais carreiras como procuradores do Banco Central, analistas de planejamento e finanças e auditores fiscais, além de servidores do Itamaraty, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tiveram, desde o primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, aumentos salariais que variaram entre 157% e 281%.

O Globo também informou, de acordo com o senador, que a Presidência da República mais que aumentou seu efetivo nos últimos sete anos, ao passo que, na saúde, o aumento foi de apenas 0,5%. Na educação, o aumento foi de 19,2%.

João Tenório também citou reportagem da revista Veja segundo a qual o país conta hoje com mais de 1 milhão de servidores públicos federais, cujos salários (média de R$ 8 mil) custam aos cofres públicos R$ 100 bilhões por ano.

- No serviço público federal trabalham alguns dos melhores quadros profissionais do Brasil, em praticamente todos os campos. Mas a pergunta que deve ser feita por todos não é se o servidor merece, mas se o país pode pagar esse valor - disse.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) observou que a reforma do Estado deve ser um item fundamental nas propostas de todos os candidatos à Presidência da República.



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório: reforma tributária deve resolver desequilíbrios regionais

João Tenório defende produção de etanol

João Tenório condena 'tamanho e apetite' do Estado brasileiro

João Tenório defende a adoção de pecuária intensiva

João Tenório associa crise alagoana a tamanho do Estado brasileiro

João Tenório defende marco regulatório para a produção de biocombustíveis