João Vicente Claudino alerta para falta de investimento em educação
O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) disse nesta terça-feira (4) que no ranking das melhores escolas, segundo o Exame do Ensino Médio (Enem), o Piauí figurou com cinco escolas entre as 100 melhores do país em 2010, todas particulares. Por outro lado, assinalou o senador, o estado também apresentou as piores entre as escolas públicas. Para ele, a reflexão sobre esse resultado leva ao diagnóstico de "abandono, do pouco caso com a educação, da irresponsabilidade de gestores públicos".
O parlamentar observou que entre as dez melhores do ranking do Enem, somente uma delas é pública, vinculada à Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, evidenciando a existência de um enorme abismo entre as escolas públicas e particulares. Ele salientou que os problemas são recorrentes: má gestão de recursos públicos, pouco investimento em professores e auxiliares, pouco interesse e pouca participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
- Precisamos nos apressar a ser resolutivos, porque não podemos permitir que o próspero futuro que esperamos para o Brasil seja transformado em tempo perdido, virando página manchada na história. E isso não é um problema pontual do Piauí. É um problema da nação - alertou.
João Vicente Claudino observou que, a cada ano, aproximadamente 2 milhões de estudantes brasileiros concluem o ensino médio; cerca da metade desse número ingressa no ensino superior. Ele questionou o que o restante desses jovens fará de suas vidas e como se pode obter bons resultados se o país investe cada vez menos em educação. O senador citou levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) apontando que 70% dos recursos públicos desviados são das áreas de saúde e educação.
- Quanto à saúde, o problema se restringe a nossa vivência no presente, com todo o caos que vemos. Mas, na área de educação o problema se estende ao futuro, tornando o problema mais sensível, pois é justamente o que deixaremos a nossos descendentes, nossos filhos amados. Educação de qualidade é o único caminho para que o país tenha futuro - afirmou.
04/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Vicente Claudino alerta para cancelamento de obras com a suspensão dos chamados 'restos a pagar'
Contradição em projeto do pré-sal acirrará polêmica, alerta João Vicente Claudino
João Vicente Claudino cobra mudanças na educação para preparar mão-de-obra no Brasil
Educação deveria ser prioridade nacional, defende João Vicente Claudino
João Vicente Claudino defende educação como base de crescimento econômico
João Vicente Claudino diz que sua atuação terá como base o trabalho, o desenvolvimento e a educação