João Vicente Claudino defende educação como base de crescimento econômico
O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) cobrou investimentos na formação educacional e profissional do trabalhador brasileiro de forma a garantir um crescimento econômico sustentável para o país. O parlamentar comentou artigo recente do professor de Relações do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP) José Pastore, segundo o qual 45% dos desempregados brasileiros são jovens entre 15 e 24 anos.
João Vicente Claudino, entretanto, admitiu que a adequação do ensino ao mercado de trabalho pode levar anos para apresentar resultados, e sugeriu, como medida rápida e viável para diminuir o desemprego de jovens, a redução dos encargos trabalhistas para contratação de pessoas sem experiência profissional.
- Segundo o professor Pastore, basta que se reduzam os encargos de contratação de jovens nessa condição, iguais aos despendidos para contratar um profissional experiente, de 102,43% sobre o valor do salário. A redução desse percentual para cerca de 60% serviria para quebrar o círculo vicioso entre a falta de contratação e a falta de experiência - comentou João Vicente Claudino.
Nível de escolaridade
O parlamentar também destacou em seu discurso a relação entre nível de escolaridade, empregabilidade e remuneração. Ele citou estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que revelou o aumento do desemprego nas atividades menos qualificadas, que também são, por tabela, aquelas que têm remuneração mais baixa.
- O desemprego para essa faixa de menor remuneração, com mais baixa qualificação, cresceu 44,2% (de 23,1% para 33,3%), segundo o IPEA divulgou. Na outra ponta, entre os 10% que ganham mais, o desemprego caiu 57,1% (de 2,1% para 0,9%). Então, quanto mais qualificado, melhor a remuneração e a oferta de trabalho é muito maior - explicou João Vicente Claudino.
Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) elogiou essa reflexão sobre educação, mercado de trabalho e crescimento econômico. Em relação às atividades menos qualificadas e com baixa remuneração, comentou que essa mão de obra costuma ser formada no próprio batente, o que resulta num serviço mais caro e de pior qualidade.
18/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Vicente Claudino diz que sua atuação terá como base o trabalho, o desenvolvimento e a educação
Educação deveria ser prioridade nacional, defende João Vicente Claudino
João Vicente Claudino comemora crescimento do setor turístico brasileiro
João Vicente Claudino diz que desburocratização pode acelerar crescimento da economia
Governo deve colaborar com iniciativa privada para estimular crescimento, diz João Vicente Claudino
João Vicente Claudino diz que cultura deve ser vista como política pública