João Vicente Claudino aponta redução drástica da Lagoa de Parnaguá, no Piauí



O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) lamentou nesta terça-feira (8) o "efeito devastador" da estiagem, das agressões ambientais e das mudanças no clima sobre a Lagoa de Parnaguá, no sul do Piauí, que perdeu 90% de sua área. Ele apontou a importância da lagoa, a maior do estado, com 2 mil hectares de área, para o turismo, a economia e o abastecimento de água da cidade de Parnaguá.

- Um fato como esse fere a alma do povo piauiense. O extremo sul do Piauí clama por soluções duradouras contra as secas anunciadas - disse o senador.

João Vicente relatou os efeitos da seca prolongada sobre o Piauí, que tem reduzido a produtividade do estado em setores como apicultura, pecuária e produção de caju, chegando a comprometer o andamento de obras do programa federal de habitação popular Minha Casa Minha Vida.

Argumentando que o povo do Piauí merece o renascimento da Lagoa de Parnaguá, o parlamentar ainda apontou o desmatamento e o assoreamento do Rio Paraim como causas da redução do espelho d'água da lagoa. O parlamentar lembrou que, sem abastecimento de água regular, a população de Parnaguá tem aberto poços que muitas vezes estão contaminados.



08/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino lembra o Sesquicentenário da maçonaria no Piauí

João Vicente Claudino registra passagem por cidades do Piauí

João Vicente Claudino comenta situação da Saúde no Piauí

João Vicente Claudino destaca agricultura orgânica no Piauí

João Vicente Claudino pede atenção para enchentes no Piauí

João Vicente Claudino diz que ZPEs podem ajudar a desenvolver o Piauí