João Vicente Claudino comemora crescimento do setor turístico brasileiro



Último a discursar em Plenário nesta quarta-feira (4), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) comemorou o crescimento do setor turístico brasileiro nos últimos anos. De acordo com ele, a crise financeira internacional não prejudicou a atividade turística no Brasil. Entretanto, disse o senador, os números do setor ainda são modestos, pois o turismo brasileiro recebe apenas 1% do que se gasta com turismo no mundo, tendo ainda muito a avançar.

De acordo com o Ministério do Turismo, comentou o senador, 5,2 milhões de turistas visitaram o Brasil em 2008, boa parte deles procurando o turismo ecológico e o turismo de aventura. João Vicente Claudino elogiou a gestão do ministro do Turismo, Luiz Barreto, destacando seu empenho na consolidação da Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/08) e os investimentos da pasta na infraestrutura turística nacional.

- A própria criação do Ministério do Turismo, em 2003, representa uma mudança no enfoque governamental. De lá para cá, políticas estruturantes foram formuladas e os investimentos realizados, da ordem de R$5 bilhões, têm contribuído para o fortalecimento do setor. Mesmo sob o cenário preocupante da crise internacional, persevera o bom desempenho - afirmou.

João Vicente Claudino também comemorou o fato de que o Seminário Internacional de Arqueologia será realizado pela primeira vez no Brasil, em junho de 2009, no Piauí, devido à importância do Parque Nacional da Serra da Capivara - sítio arqueológico de extrema riqueza em pinturas rupestres.



04/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino diz que desburocratização pode acelerar crescimento da economia

João Vicente Claudino defende educação como base de crescimento econômico

Governo deve colaborar com iniciativa privada para estimular crescimento, diz João Vicente Claudino

João Vicente Claudino comenta metas de emissão de gases e desmatamento assumidas pelo governo brasileiro

João Vicente Claudino elogia TCE-PI

João Vicente Claudino cobra votação da PEC da Juventude