João Vicente Claudino defende a criação de fundo contra calamidades



Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) defendeu a criação de um fundo contra calamidades, como forma de agilizar a liberação de recursos aos municípios atingidos por catástrofes naturais. Ele argumentou que a burocracia atual impede a liberação dos recursos em tempo hábil e agrava o desespero das famílias que perderam tudo nas enchentes, a exemplo do que vem ocorrendo no Piauí, onde as chuvas já desabrigaram mais de 14 mil famílias, afetando a vida de 70 mil pessoas em 37 municípios.

O senador lembrou que a desburocratização das ações do governo para o atendimento imediato de estados e municípios em situação de emergência também foi defendida por vários senadores que participaram nesta terça-feira de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

Em seu discurso, João Vicente Claudino também saudou o programa Família Acolhedora, por meio do qual a Prefeitura de Teresina abriga em casas de moradores previamente cadastrados aquelas famílias desabrigadas pelas chuvas, em vez de encaminhá-las a escolas e órgãos públicos, como costuma ocorrer nesses casos.

Em aparte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que a experiência deve ser copiada pelos municípios que passam por problemas similares.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino defende fortalecimento dos municípios

João Vicente Claudino defende incentivos à inovação tecnológica

Educação deveria ser prioridade nacional, defende João Vicente Claudino

João Vicente Claudino defende mais recursos para os estados

João Vicente Claudino defende educação como base de crescimento econômico

João Claudino defende criação do estado de Gurguéia