Reginaldo destaca potencial energético dos ventos



Se os ventos fossem dominados, eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a força da águas produz atualmente, informou em discurso neste sábado (13) o senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE), ao analisar a potencialidade das chamadas energias alternativas, entre elas a energia eólica - proveniente dos ventos. Ele destacou as vantagens deste tipo de energia, como o fato de ela ser limpa, inesgotável e abundante no país, em especial na Região Nordeste.

Somente no Nordeste é possível a geração de 75 mil megawatts (MW) de energia, o que corresponderia à produção de três usinas de Itaipu (PR), disse o senador, acrescentando que o Brasil tem hoje cerca de 22,6 MW de capacidade instalada para geração de energia eólica. Desse total, 17,7 MW são produzidos no estado do Ceará, nos parques eólicos localizados na Prainha, em Mucuripe e na Taíba, detalhou Reginaldo Duarte.

Ele contou que no Brasil, desde 2002, é desenvolvido um programa integrado de aproveitamento da energia eólica com o Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica, que consiste em abastecer com esse tipo alternativo algumas regiões do Nordeste onde a transmissão é considerada insuficiente para a demanda. A energia eólica, aliás, é apontada por especialistas como opção para suprir as necessidades de energia nos períodos de falta de chuva, observou o senador cearense.

- Apesar da importância do tema, não só para o estado do Ceará, mas também pelo que significa como contribuição para o desenvolvimento do país, apenas alguns cientistas e uns poucos brasileiros conhecem o assunto - lamentou Reginaldo, ao cobrar mais debates sobre o assunto no Senado.

Em aparte, o senador Delcidio Amaral (PT-MS), que já foi ministro de Minas e Energia, afirmou que o discurso era oportuno pois o governo acaba de anunciar pela ministra da pasta, Dilma Rousseff, medidas para afastar definitivamente o fantasma dos apagões e do racionamento. Ele também citou o caráter de economia da energia eólica.

Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) contestou a informação de que os apagões estejam afastados da realidade brasileira, citando recente ocorrência em Florianópolis (SC). Ele disse que não acredita em sucesso nessa área se o governo não projetar e implementar um plano de investimento para o setor.



13/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino destaca potencial energético do Brasil e critica uso de energia nuclear

THELMA ENFATIZA POTENCIAL ENERGÉTICO DO TOCANTINS

Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí

Reginaldo Duarte destaca artigo de Clóvis Rossi

Reginaldo Duarte destaca artigos com críticas ao governo Lula

Miranda destaca potencial turístico de Goiás