Jobim tem experiência e sabe mandar, diz Demóstenes



Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo e líder da minoria no Senado, a chegada de Nelson Jobim ao Ministério da Defesa, em substituição a Waldir Pires, é uma boa notícia. Ele reprovou a gestão recente, que classificou de incompetente e depositou esperanças nas ações do novo titular da pasta.

- Jobim tem experiência, sabe mandar, sabe conversar, se ele tiver dinheiro saberá como melhorar a situação - disse, em entrevista à Agência Senado nesta quarta-feira (25).

Jurista, ex-deputado constituinte, ex-ministro da Justiça na gestão Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e filiado ao PMDB, Nelson Jobim é um nome de peso, na avaliação do senador. Demóstenes ressaltou que o ministro poderá contar com a oposição para atuar e que poderá fazer um bom trabalho em temas como a segurança nacional, que, assinalou, também diz respeito à pasta.

- Jobim terá elementos para trabalhar muito e terá nosso apoio. O seu passado o credencia e ele poderá levar o Ministério da Defesa ao patamar para o qual foi criado - disse.

Sobre uma possível saída do presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, que teria sido pressionado a deixar o cargo, conforme se especulou na imprensa, a reação foi diferente:

- O presidente da Infraero é bom, o corpo da empresa é que é corrupto. É preciso fazer uma limpeza total.Se sair só o presidente e continuar o corpo, ficará a impressão de que se compactua com a corrupção.

Demóstenes comentou ainda a seqüência de pequenos acidentes ocorridos, como os problemas na turbina direita que obrigaram um Airbus da TAM a fazer um pouso não-programado em Londrina, no Paraná, na noite de terça-feira (24); a queda de um pedaço do revestimento da turbina de uma avião a serviço da Força Aérea Brasileira, no Acre; e a queda do revestimento do teto da área de desembarque do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ambos ocorridos na manhã desta quarta-feira.

- Isso só mostra como a situação está mal, nunca se chegou a um estado como esse, de desorganização, incompetência e corrupção - opinou.

Casagrande

O vice-líder do bloco de apoio ao governo, senador Renato Casagrande (PSB-ES), disse ainda que a troca de ministro foi excelente:

- Jobim tem perfil mais técnico, mais autoridade para atuar no cargo, demitir quem deve e fazer as mudanças necessárias - avaliou.

Demóstenes examina possibilidade de Senado destituir presidente da Anac



25/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes diz que todo brasileiro sabe que Renan é culpado

Demóstenes avalia como positiva visita de ministro Jobim ao Aeroporto de Congonhas

Música: Paulo Jobim abre ano letivo do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

Cultura: Paulo Jobim realiza aula inaugural no Centro Tom Jobim

Brasileiros podem mandar propostas de melhorias para o governo

Vídeo | Jucá: ‘Vamos mandar para a Câmara uma boa lei eleitoral’